Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Çengel - Transferência de Calor- Ed: 4º - Capítulo 2.Problemas - Ex. 46
46 – A resistência de um aquecedor de é um fio cuja condutividade térmica é , raio e comprimento . Considerando que a condutividade térmica é constante e a transferência de calor é unidimensional, expresse a formulação matemática (equação diferencial e condições de contorno) desse problema de condução de calor durante operação permanente. Não resolva o problema.
Passo 1
Dados:
A capacidade do aquecedor de resistência elétrica é
Condutividade térmica do fio
Raio exterior do fio
Comprimento do fio
Passo 2
O fluxo de calor na superfície do fio é
Assumindo condutividade térmica constante e transferência de calor unidimensional, a equação diferencial deste fio do aquecedor de resistência pode ser expressa como
Esta é uma equação diferencial ordinária linear de segunda ordem; sua solução geral consiste em duas constantes arbitrárias. A determinação dessas constantes requer duas condições de contorno.
A primeira condição de contorno é a condição de simetria na linha central e afirma que a temperatura máxima no fio ocorre na linha central e, portanto, a inclinação da temperatura em deve ser zero.
E a segunda condição de contorno na superfície externa do fio em pode ser aproximada como sendo o fluxo de calor especificado
Portanto, a formulação matemática é
E as duas condições de contorno são
Resposta
Portanto, a formulação matemática é
E as duas condições de contorno são