Seja o escoamento paralelo e em regime estacionário de ar atmosférico sobre uma placa plana. O ar possui uma temperatura e uma velocidade na corrente de livre de e .
(a) Calcule a espessura da camada-limite a distâncias de e da aresta frontal da placa. Se uma segunda placa for instalada paralelamente e a uma distância de da primeira placa, qual é a distância da aresta frontal na qual irá ocorrer a fusão das camadas-limite das duas placas?
(b) Calcule a tensão de cisalhamento superficial e o componente da velocidade na direção na fronteira externa da camada-limite, para uma única placa, em e .
(c) Comente sobre a validade das aproximações de camada-limite.
Passo 1
O item (a) nos pede para determinar a espessura da camada limite para três diferentes distâncias de e . Para isso, nosso primeiro passo será calcular o número de Reynolds para este escoamento:
Pela tabela A-4 do apêndice A:
Então:
Como , o regime é laminar. Para regime laminar a espessura da camada limite é:
Portanto, para :
:
:
Ainda no item (a), colocamos uma nova placa acima da anterior. Devemos ver qual é a distância em que as camadas limites das placas inferior e superior se encontram.
Assumindo que as espessuras das camadas limites crescem igualmente com a distância , elas devem se encontrar no meio da distância entre as placas. Ou seja, . Aplicando na equação:
Passo 2
Vamos agora ao item (b). Neste item precisamos começar calculando a tensão superficial local para as mesmas distâncias de anteriormente. Ela é dada por:
Para o ar a (Tabela A-4, apêndice A):
Então, para :
Para :
E para :
Continuando o item (b), devemos determinar a velocidade na direção para cada caso.Ela é dada por:
Em que
Considerando :
A partir da tabela 7.1 do capítulo 7 podemos encontrar os seguintes valores:
Aplicando a equação de para :
Para :
E, para :
Passo 3
No item (c) devemos falar se as aproximações da camada limite eram válidas para o problema. Aproximações da camada limite são simplificações que fazemos para diminuir o número de variáveis a serem consideradas e tornar a análise dos fenômenos de transporte mais simples. Uma delas é a consideração de escoamento em regime laminar. Como calculamos no item (a), esta simplificação é valida para este problema.
Outra simplificação é que a velocidade na direção é muito superior à velocidade de escoamento em . De fato, pelos resultados do item (b), podemos ver que , então, essa aproximação também é válida.
Uma outra aproximação que podemos fazer é considerar que a espessura da camada limite é muito inferior ao comprimento da placa. No item (a), podemos verificar que isso realmente ocorreu para todos os valores de testados.
Resposta
(a) :
:
:
As camadas limites se encontram em: .
(b) : ; .
: ; .
: ; .