Um sistema de tubos envolve curvas agudas e, portanto, grandes perdas de carga menores. Uma forma de reduzir a perda de carga seria substituir as curvas agudas por cotovelos circulares. Qual seria a outra forma?

Passo 1

Nosso objetivo é diminuir as perdas menores e a uma grande quantidade de curvas agudas.

Vamos assumir que para estás curvas agudas, que ele está se referindo a curvas chanfradas de 90 ° , que possuem coeficiente de perda K L = 1,1 .

O enunciado sugere substituir por cotovelos circulares, segundo a tabela 8-4, caso for flangeado teremos um K L = 0,3 e para rosqueado K L = 0,9 .

O enunciado está correto está substituição diminuiria a perda de cargas menores, devido diminuir o valor do coeficiente K L .

Passo 2

Seguindo a lógica de diminuir o coeficiente de perda poderíamos instalar curvas chanfradas de 90 ° com palhetas, resultando em um K L = 0,2 .

Existem outras possibilidades como: diminuir a rugosidade das paredes internas dos tubos, utilizar um tubo de diâmetro maior e reduzir o comprimento total do tubo.

Resposta

Instalar palhetas dentro das curvas, reduzir comprimento dos tubos, utilizar diâmetros maiores para os tubos e diminuir a rugosidade das paredes internas.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados