O tanque, de diâmetro D, tem um orifício arredondado e liso de diâmetro . Em , o nível da água está na altura . Desenvolva uma expressão para a relação adimensional entre a altura instantânea e a altura inicial da água, . Para , trace um gráfico de como uma função do tempo com como parâmetro para . Para , trace um gráfico de como uma função do tempo com como parâmetro para .
Passo 1
Tá legal! Vamos começar o exercício aplicando o princípio da continuidade para o sistema, pois nós sabemos que toda a água que sai pelo orífico, corresponde ao nível de água que abaixou do tanque, então, temos:
Agora vamos aplicar Bernoulli entre a superfície do tanque (ponto 1) e o ponto de saída do orifício (2), então, temos:
Nesse caso, como a superfície do tanque e a saída do jato (ponto 1) estão expostos ao ambiente, então e os termos de pressão se cancelam. Sabemos que as alturas são e , então, a equação se torna:
Agora vamos manipular a equação para isolar :
Passo 2
Sabemos que a velocidade da descida da água no tanque corresponde a variação de altura pela variação no tempo, e na forma diferencial, podemos escrever:
Então, igualando essa expressão à última equação do passo 1, temos:
Integrando essa expressão dos dois lados, temos:
Para descobrir o valor da constante C, sabemos que para o tempo , temos a altura do tanque , então, substituindo esses valores na expressão anterior:
Dessa forma, a equação se torna:
E, isolando na expressão acima para depois analisarmos os gráficos conforme dito no enunciado, vamos dividir toda a equação por , então, temos:
Elevando os dois lados ao quadrado, temos:
Passo 3
Agora vamos plotar o gráfico de para , como uma função do tempo com como parâmetro para :
Passo 4
Agora vamos plotar o gráfico de para como uma função do tempo com como parâmetro para .