Enunciado

Trace as linhas de corrente e as equipotenciais do escoamento causado por uma fonte bidimensional de intensidade 3 m em a ,   0 mais um sumidouro – m em – a ,   0 . Qual é o padrão visto de longe?

Passo 1

E aí, tudo bem? Bora matar essa questão rapidinho!

Vamos imaginar o seguinte, temos dois pontos de escoamentos como um ponto tem maior intensidade ele vai “sugar” a outro escoamento, se montarmos nosso esquema ficará assim:

Passo 2

Pra matarmos essa de vez:

Mas se virmos de muito longe os dois pontos vão parecer um só, e as resultante será pra um escoamento que é a somatória de ambos, assim:

Isso é tudo pessoal, conseguimos mais uma! \o/

Resposta

Um escoamento único que é a somatória de ambos os escoamentos!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere água a 20 o C escoando a 6 m/s em torno de um cilindro circular de 1 m de diâmetro. Qual a intensidade λ do dipolo, em m³/s, necessária para simular esse escoamento? Se a pressão da corrente
Sob ventos fortes, a força no Problema P8.48 pode ser bem grande. Suponha que seja feito um orifício no teto da cabana no ponto A para fazer p i igual à pressão superficial nesse local. A que ângulo θ
Uma oval de Kelvin é formada por um par de vórtices com K = 9 m²/s, a = 1 m e U = 10 m/s. Quais são a altura, a largura e a velocidade no ombro dessa oval?
Uma corrente uniforme U na direção x combina-se com uma fonte m em (a, 0) e um sumidouro –m em (–a, 0). Trace as linhas de corrente resultantes e marque quaisquer pontos de estagnação.
Admita que uma circulação seja adicionada ao escoamento de cilindro do Problema P8.43, suficiente para posicionar os pontos de estagnação em u igual a 35 oe145 o . Qual é a intensidade requerida do vó