Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 10.Problemas - Ex. 39
Um tubo com 2 mm de diâmetro é usado para aquecer água saturada a 1 atm, que escoa em escoamento cruzado sobre sua superfície externa. Calcule e represente graficamente o fluxo térmico crítico como uma função da velocidade da água no intervalo entre 0 e 2 m/s. No seu gráfico, identifique a região de ebulição em piscina e a região de transição entre as faixas de velocidades baixas e elevadas. Sugestão: O Problema 10.20 contém informações relevantes para a ebulição em piscina sobre cilindros de pequenos diâmetros.
Passo 1
Vamos lá! Nosso enunciado quer o fluxo térmico crítico como uma função da velocidade da água, beleza?
Para isso vamos precisar de dados adicionais… É só a gente visitar o anexo do livro, lá na tabela A-6, com :
Beleza agora podemos achar o que ele quer!
Passo 2
O fluxo térmico crítico, em função da velocidade, para uma região de velocidade baixa, nós vamos encontrar usando essa equação aqui olha só:
E agora para uma velocidade alta:
Passo 3
Já na região de transição vamos ter o seguinte:
Bom, agora que temos as três equações vamos seguir a sugestão do enunciado e pegar o valor do fluxo crítico de e ajustar para nossa realidade fazendo o seguinte:
E para achar esse :
E precisamos desse :
E ficaremos com:
Então nosso ponto de partida será:
Agora vamos colocar essas nossas 3 equações em um gráfico, beleza?
A curva azul está representando a equação de baixa velocidade, a verde representa a transição e a curva vermelha está representando a equação de alta velocidade:
Uhull!! Conseguimosss!
Resposta
Baixa velocidade:
Transição:
Alta velocidade: