Defina ou descreva cada tipo de fluido: (a) fluido viscoelástico, (b) fluido pseudoplástico, (c) fluido dilatante, (d) Fluido plástico de Bingham.

Passo 1

Vem comigo pra gente aprender um pouco mais sobre quatro tipos de fluidos não-newtonianos:

  1. Fluidos viscoelásticos
  2. São fluidos que retornam à sua forma original (de forma total ou parcial) depois que a tensão aplicada é removida.

    Esse tipo de fluido apresenta uma “memória”: a tensão de cisalhamento não depende só da deformação local, mas da sua história.

    Alguns exemplos desse tipo de fluido são alguns tipos de polímeros e de fluidos de perfuração da indústria de petróleo.

  3. Fluidos pseudoplásticos
  4. Fluidos pseudoplásticos são aqueles os quais quanto mais o fluido sofre cisalhamento, menos viscoso ele se torna.

    Se a gente traçar um gráfico de tensão de cisalhamento pela taxa de deformação, a gente vai ver que a inclinação da curva (viscosidade) vai ficando menor:

    Um bom exemplo desse tipo de fluido são as tintas, que são muito mais viscosas na lata do que quando aplicamos elas nas paredes com o auxílio de pincel, fazendo com que elas sofram uma grande tensão de cisalhamento.

  5. Fluidos Dilatantes
  6. Os fluidos dilatantes são aqueles que quanto mais cisalhados, mais viscosos se tornam.

    Se a gente traçar um gráfico de tensão de cisalhamento pela taxa de deformação, a gente vai ver que a inclinação da curva (viscosidade) vai ficando maior:

    Um bom exemplo desse tipo de fluido é a areia movediça, que acaba se tornando mais difícil de se “escapar” quanto mais rápido você tenta se mover.

  7. Fluidos plásticos de Bingham

São fluidos que necessitam de uma tensão de cisalhamento mínima para começarem a escoar, chamada de tensão de escoamento.

A partir desse valor de tensão de escoamento, os fluidos plásticos de Bingham se comportam como fluidos newtonianos.

Um exemplo desse tipo de fluido são os cremes dentais, que escoam pra fora do tubo a partir de uma tensão de cisalhamento aplicada nele.

Pronto, agora aprendemos um pouco mais sobre fluidos não-newtonianos!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Estudamos a fonte (sumidouro) pontual e a fonte (sumidouro) bidimensional, isto é, em uma linha com profundidade infinita para dentro do papel. Faria sentido definir uma linha de sumidouros (fontes) d
Uma fonte pontual com vazão volumétrica Q = 30m 3 / s é imersa em uma corrente uniforme com 4 m/s de velocidade. Resulta um semicorpo de Rankine de revolução. Calcule (a) a distância da fonte ao ponto
O corpo de revolução de Rankine na figura abaixo tem 60 cm de comprimento e 30 cm de diâmetro. Quando imerso no túnel hidrodinâmico de baixa pressão como mostrado, a cavitação pode aparecer no ponto A
Modifique o problema 8.50 da seguinte maneira: A saliência deve ser tal que U m á x = 1,5 U ∞ á . Encontre (a) a elevação h e (b) a altura Z da saliência.
Considere o ar escoando sobre um hemisfério assentado sobre uma superfície plana, como na figura a seguir. Se a pressão interna é p i , encontre uma expressão para a força de pressão sobre o hemisféri