16. Qual das bolas de basquete da FIGURA Q5.16, se for o caso, está em equilibro? Explique.

Passo 1

Opa! Olha só! Vamos analisar com calma as duas bolinhas!

Na primeira bolinha, temos duas forças na direção vertical, uma para cima e outra para baixo. Só que a que aponta para cima é nitidamente bem maior que a que aponta para baixo, né não? Ou seja, essa bolinha não está em equivíbrio nem aqui nem na China.

Já no caso da segunda bolinha, existe a possibilidade de que está se encontre em equilíbrio! Quer ver só!?

Façamos assim, a decomposição de forças...

Por essa imagem, podemos ver que existe a possibilidade de que a segunda bolinha esteja em equilíbrio, já que a resultante das forças... Pelo menos pela imagem anterior, pode dar zero.

Mas vale ressaltar... É só uma possibilidade. Não podemos afirmar nada com certeza, já que não sabemos o tamanho das forças.

Resposta

É   p o s s í v e l   q u e   a   s e g u n d a   b o l a   e s t e j a   e m   e q u i l í b r i o .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma corda horizontal é amarrada a um caixote de 50 kg que se encontra sobre um piso sem atrito. Qual a tensão no cabo se:O caixote está em repouso?O caixote se move a constantes 5,0 m/s?O caixote poss
Que valor da força de empuxo é necessário para que um modelo de foguete de 200 g acelere verticalmente a 10 m/s² sobre a Terra?sobre a Lua, onde g = 1,62 m/s²?
Um caixote de 50 kg está suspenso por uma corda. Qual será a tensão na corda, se:O caixote estiver em repouso. O caixote subir com velocidade constante de 5,0 m/s?O caixote, subindo, tiver v x = 5,0m
Em cada um dos dois diagramas de corpo livre, as forças são exercidas sobre objetos de 5,0 kg. Para cada um dos diagramas, determine os valores de a x e a y , os componentes em x e em y da aceleração.
Em cada um dos diagramas de corpo livre, as forças são exercidas sobre um objeto de 2,0 kg. Para cada diagrama, determine os valores de a x e a y , os componentes em x e em y da aceleração.