Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 1.Problemas - Ex. 63
1.63 - Estime o número de átomos existentes em seu corpo. (Sugestão: com base em seus conhecimentos de biologia e de química, diga quais os tipos mais comuns de átomos existentes em seu corpo. Qual a massa de cada um destes átomos? O Apêndice D apresenta uma relação das massas dos diferentes elementos, expressas em unidades de massa atômica; você encontrará o valor de uma unidade de massa atômica, 1 u, no Apêndice F.)
Passo 1
Para resolver essa questão vamos usar a substância mais abundante em nossos corpos, a água. A fórmula química da água é H2O e, se você der uma olhadinha lá na tabela periódica, vai ver que a massa atômica da água é 18u.
Supondo que uma pessoa chamada Maristela tem massa de 70kg e toda a sua massa é composta por água (o que é absurdo haha, mas serve para fins de estimativa), vamos calcular quantas moléculas de água existem no corpo da Maristela.
Para isso, precisamos olhar no Apêndice F, a massa em kg de 1u, multiplicar por 18 (a massa da água) e dividir os 70kg da Maristela por esse resultado.
Sabendo quantas moléculas de H2O existem no corpo da Maristela, vamos multiplicar essa quantidade por 3 (quantidade de átomos em uma molécula de H2O) e encontrar quantos átomos existem no corpo da Maristela.
Ainda está achando confuso? Então vem com a gente! :D
Passo 2
Primeiramente vamos no Apêndice F verificar que a massa, em quilogramas, de 1u é igual a . Agora, para saber a massa em quilogramas de uma molécula de H2O, basta multiplicar a massa de 1u por 18. Então temos:
Massaágua
Passo 3
Agora a gente quer saber quantas moléculas de H2O existem no corpo da Maristela.
Pra isso, vamos dividir a massa de da nossa jovem pela massa de de cada molécula de água. Então temos:
Passo 4
Agora que sabemos quantas moléculas de água tem no corpo da Maristela, ficou fácil saber quantos átomos ele possui. XD
Como a molécula de H2O possui 3 átomos (2 de hidrogênio e 1 de oxigênio), só falta multiplicar a quantidade de átomos pela quantidade de moléculas.
Voilá! Estimamos quantos átomos existem no corpo da Maristela! \O/