46- Uma bobina plana está orientada com o plano da sua da sua área formando ângulos retos com um campo magnético espacialmente uniforme. O módulo desse campo varia com o tempo, de acordo com o gráfico na Figura 29.42 . Desenhe um gráfico qualitativo (porém exato!) da fem induzida na bobina em função do tempo. Certifique-se de identificar os instantes t 1 , t 2   e t 3 em seu gráfico.

Passo 1

Cara a fem tem uma equação bem simples que é:

ϵ = - d ϕ B d t = - A d B d t

Uma vez que a área dessa bobina é constante em relação com o tempo, então a reta que sai de t = 0 igual a zero tem um crescimento positivo e constante, isso é d B d t seria uma constante positiva mas por causa do sinal vira negativa.

Para o tempo entre t 1 e t 2 temos que d B d t = 0 (pela reta ser um valor constante), logo para todo esse intervalo a fem será igual a zero.

E para o tempo entre t 2 e t 3 temos que d B d t seria uma constante negativa (por ser uma reta decrescente) mas por causa do sinal vira positiva e em comparação com d B d t do primeiro intervalo vemos que essa constante seria um valor maior pois o intervalo de t 2 < t < t 3 é menor e vai do valor máximo de B para zero, enquanto no primeiro intervalo B vai de um valor intermediário até o valor máximo.

Dessa forma o gráfico fica:

Resposta

G r á f i c o   d o   P a s s o   1

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados