Enunciado
Física - Young and Freedman - Vol 3- Ed: 12º - Capítulo 29.Problemas desafioadores - Ex. 77
77- Uma barra metálica de comprimento , massa e resistência total está sobre trilhos metálicos sem atrito, inclinados em um ângulo em relação a horizontal. Os trilhos possuem resistência desprezível. Um campo magnético uniforme de módulo está orientado para baixo, como indicado na Figura . A barra é libertada a partir do repouso e desliza para baixo sobre os trilhos.
O sentido da corrente induzida é de para ou de para ?
Qual é a velocidade terminal da barra?
Qual será a corrente induzida na barra quando a velocidade terminal for atingida?
Depois que a velocidade terminal é atingida, qual é a taxa da conversão de energia elétrica em energia térmica na barra?
Depois que a velocidade terminal é atingida, qual é a taxa do trabalho realizado pela força da gravidade? Compare sua resposta a taxa encontrada no item
Passo 1
Respondendo a letra , a medida que a barra se desloca para baixo ele se afasta da fonte de campo magnético e pela Lei de Lenz vemos que a barra quer esse campo entrando na barra da mesma forma como entrava antes, forçando um campo magnético induzido que entra nela, portanto pra fazer isso a corrente induzida deverá ser de para .
Essa corrente (causada pelo contato com os trilhos no plano inclinado) gera uma força magnética apontando contra o peso que atua no deslizamento da barra tal como pode se ver abaixo.
De tal forma que a força resultante atua no lado de então:
E a força magnética será igual a:
O termo é por conta da orientação da barra de , para eles estarem perpendiculares nós devemos inclinar a barra um ângulo para cima (a barra está no mesmo sentido de na figura abaixo).
Logo:
Onde a corrente na barra será igual a:
Essa variação de área é o quanto a barra anda no plano inclinado ou seja
Pois a área que precisamos saber é a área que faz com a horizontal.
Então , logo:
Portanto para termos a velocidade de terminal devemos fazer , então:
Passo 2
Para a letra , mano chegamos a descobrir a corrente na barra no passo anterior como:
Como temos de terminal então:
E com isso a potência será de:
Passo 3
A gravidade empurrará o bloco na rampa com uma força de a uma velocidade de terminal logo seu trabalho será:
Esse trabalho é o mesmo trabalho da energia elétrica, não é para menos, afinal as duas forças são iguais na velocidade de terminal