Alguns tipos de aranha criam teias que consistem em fios de seda seca revestidos com uma solução de diversos compostos. Esse revestimento torna os fios, que são usados para capturar presas, higroscópicos — ou seja, atraem água a partir da atmosfera. Postula-se que esse revestimento aquoso torna os fios bons condutores elétricos. Para testar as propriedades elétricas do fio revestido, pesquisadores colocaram um fio com comprimento de 5 mm entre dois contatos elétricos.* Os pesquisadores estenderam o fio em incrementos de 1 mm a mais de duas vezes seu comprimento original, e depois permitiram que retornasse a seu comprimento original, novamente em incrementos de 1 mm. Algumas das medições da resistência são apresentadas na tabela:
Qual é a melhor explicação para o comportamento exibido nos dados? (a) Fios mais longos podem conduzir uma corrente maior que fios mais curtos, portanto são melhores condutores elétricos. (b) O fio deixa de ser um condutor quando é estendido até 13 mm, pelas quebras que ocorrem no revestimento fino. (c) À medida que o fio é estendido, o revestimento se torna mais fino e sua resistência aumenta; à medida que o fio é solto, o revestimento quase retorna a seu estado original. (d) A resistência do fio aumenta com a distância a partir da extremidade do fio.
Passo 1
E aiii galera!
Tudo bom com vocês?
Vamos fazer mais uma questãozinha?
Da equação , se dobrarmos o comprimento de um resistor e nada mais mudar, a resistência dobrará. Mas, a partir da tabela de dados fornecida no problema, vemos que dobrar o comprimento do fio faz com que sua resistência seja muito mais que o dobro.
Passo 2
Por exemplo, a 5mm, a resistência é e a 11 mm (aproximadamente o dobro) a resistência é , que é muito mais que o dobro da resistência a 5mm.
Portanto, à medida que o fio se estica, seu revestimento fica mais fino, o que diminui sua área da seção reta. Essa área diminuída contribui significativamente para o aumento da resistência. Portanto, as escolha (c) está correta.
Resposta
Letra c.