Enunciado
Física - Halliday - Vol 4- Ed: 10º - Capítulo 40.6 - Ex. 43
Um alvo de tungstênio () é bombardeado com elétrons em um tubo de raios X. Os níveis do átomo de tungstênio são resectivamente.
- Qual é o menor potencial de aceleração que permite a produção das linhas características e do tungstênio?
- Para esse mesmo potencial de aceleração, qual é o valor de
- e
- ?
Quais são os comprimentos de onda das linhas
Passo 1
Olá, tudo bem? Vou ajudar você nessa daqui! Borá lá?
Letra a)
Para que um elétron de um nível mais alto possa decair para a subcamada , um outro elétron deve ser removido dessa subcamada, não é verdade? E a energia pra que isso ocorra é , então esse deve ser o menor potencial de aceleração.
Passo 2
Letra b)
E com essa energia que encontramos no passo , podemos determinar o valor de :
Passo 3
Letra c)
O comprimento de onda do fóton associado à linha vai ser dada pela seguinte expressão:
Passo 4
Letra c)
O comprimento de onda do fóton associado à linha vai ser dada pela seguinte expressão:
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Um alvo de molibdênio(z=42) é bombardeado com elétrons de 35,0 keV, produzindo o espectro de raios X da Fig. 40-13. Os comprimentos de ondas das linhas K α e K β são 63,0 e 71,0 p, respectivamente. De
O comprimento de onda da linha K α do Ferro é 193p m . Qual é a diferença de energia entre os dois estados do átomo de ferro entre os quais ocorre a transição?
38.39. Se um fóton com 0,0425 nm de comprimento de onda se choca com um elétron livre e sofre um espalhamento que forma um ângulo de 35,0° com sua direção original, calcule a) a variação no compriment
38.60. Um fóton de raios X incidente sofre espalhamento por um elétron livre que está incialmente em repouso. O fóton é espalhado de volta com um ângulo de 180°, assumindo o sentido oposto ao inicial.
Complete a dedução da fórmula do espalhamento Compton, Equação (38.23), seguindos os passos indicados da equação (38.24) até a Equação (38.27).Equação (38.23): λ ' - λ = h m c 1 - cos ϕ Equação (38.