Enunciado
Física - Tipler - Vol 2- Ed: 6º - Capítulo 25.1 - Ex. 68
Um aquecedor de é projetado para operar com uma tensão aplicada de . (a) Qual é a resistência do aquecedor e qual é a corrente que ele conduz? (b) Mostre que, se a diferença de potencial no aquecedor varia por uma pequena quantidade , a potência vaia por uma pequena quantidade , onde . Dica: aproxime as variações modelando-as como diferenciais e considere que a resistência é constante. (c) Usando o resultado da Parte (b) determine a potÊncia aproximada fornecida ao aquecedor se a diferença de potencial diminuir para . Compare seu resultado com a resposta exata.
Passo 1
Podemos usar a definição de energia para encontrar a corrente consumida pelo aquecedor e a lei de Ohm para encontrar sua resistência. Na Parte (b), usaremos a dica para mostrar que:
e na Parte (c) usaremos esse resultado para encontrar a potência aproximada dissipada no aquecedor se a diferença de potencial for diminuída para 115 V.
Passo 2
Vamos usar definição de potência para relacionar a corrente consumida pelo aquecedor à sua classificação de potência P e a diferença de potencial através dela :
Substituindo os valores numéricos e avalie :
Aplicando a lei de Ohm para relacionar a resistência do aquecedor à tensão através dele e à corrente que ele consome:
Passo 3
Aqui vamos usar o macete de cálculo com como rendimento diferencial:
Então:
Expressando a dependência de em :
Dessa forma, se for constante:
Substituindo teremos:
Então, teremos no fim:
Passo 4
Aqui vamos usar a potência aproximada dissipada no aquecedor como a soma de seu consumo de energia e a mudança em sua dissipação de energia quando a tensão é diminuída em :
Então:
Considerando . Assumindo que a diferença entre e é boa para três algarismos significativos, substitua os valores numéricos e avalie :
A potência exata dissipada no aquecedor é:
A potência calculada usando a aproximação é menor que a potência calculada com exatidão.