Um balde de água é girado em um círculo vertical de raio .
- Quais duas forças externas atuam sobre a água no balde?
- Qual das duas forças é mais importante por fazer a água se mover em um círculo?
- Qual é a velocidade mínima do balde no topo do círculo se nenhuma água espirrar?
- Suponha que o balde com a velocidade da parte (c) escapasse subitamente no topo do círculo. Descreva o movimento subsequente da água. Seria diferente do de um projétil?
Passo 1
E aiii gente, tudo bom com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo e bora!
Letra a:
As forças externas agindo sobre a água são a força gravitacional e a força de contato exercida sobre a água pelo balde.
Passo 2
Letra b:
A força de contato exercida pelo balde é o mais importante em fazer com que a água se mova em um círculo. Se a força gravitacional age sozinha, a água seguiria o caminho parabólico de um projétil.
Passo 3
Letra c:
Quando o balde é invertido no topo do caminho circular, ele não pode segurar a água para evitar que caia. Se a água não pode derramar, o balde deve estar se movendo rápido o suficiente para que a força centrípeta seja pelo menos tão grande quanto a força gravitacional. Ou seja, devemos ter:
Passo 4
Letra d:
Se o balde desaparecer repentinamente quando estiver no topo do círculo e movendo-se a , a água seguiria o caminho parabólico de um projétil lançado com velocidade inicial de componentes .
Resposta
- As forças externas agindo sobre a água são a força gravitacional e a força de contato exercida sobre a água pelo balde.
- A força de contato exercida pelo balde é o mais importante em fazer com que a água se mova em um círculo. Se a força gravitacional age sozinha, a água seguiria o caminho parabólico de um projétil.
- Se o balde desaparecer repentinamente quando estiver no topo do círculo e movendo-se a , a água seguiria o caminho parabólico de um projétil lançado com velocidade inicial de componentes .