Enunciado
Física - Príncipios de física - Serway - Princípios De Física: Mecânica Clássica e Relatividade - Ed: 5º - Capítulo 5.Perguntas Objetivas - Ex. 6
Um pêndulo consiste em um pequeno corpo pendurado em uma corda leve de comprimento fixo, com a parte superior da corda fixa, conforme representado na Figura PO5.6. O “peso” se move sem atrito, balançando igualmente alto nos dois lados. Ele se move de seu ponto de virada até o ponto e atinge sua velocidade máxima no ponto .
- Desses pontos, há algum onde o “peso” tem aceleração radial não zero e tangencial zero? Se sim, qual? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?
- Desses pontos, há algum onde o peso tem aceleração tangencial não zero e radial zero? Se houver, que ponto é este? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?
- Há algum ponto onde o peso não tem aceleração? Se houver, que ponto é este?
- Há algum ponto onde o peso tem aceleração radial e aceleração tangencial não zero? Se sim, qual é este ponto? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?
Passo 1
E aiii gente, tudo bom com vocês?
Vamos fazer uma questãozinha aqui?
Vem comigo e bora!
Letra a:
Sim, ponto C. A aceleração total aqui é a aceleração centrípeta, direto para cima.
Passo 2
Letra b:
Sim, ponto A. A velocidade em A é zero onde o pêndulo está invertendo a direção. A aceleração total aqui é a aceleração tangencial, para a direita e para baixo perpendicular ao cordão.
Passo 3
Letra c:
Não.
Passo 4
Letra d:
Sim, ponto B. A aceleração total aqui é para a direita e para baixo ou para cima dependendo se a magnitude da aceleração centrípeta é menor ou maior que a magnitude da aceleração tangencial.
Resposta
- Sim, ponto C. A aceleração total aqui é a aceleração centrípeta, direto para cima.
- Sim, ponto A. A velocidade em A é zero onde o pêndulo está invertendo a direção. A aceleração total aqui é a aceleração tangencial, para a direita e para baixo perpendicular ao cordão.
- Não.
- Sim, ponto B. A aceleração total aqui é para a direita e para baixo ou para cima dependendo se a magnitude da aceleração centrípeta é menor ou maior que a magnitude da aceleração tangencial.