Enunciado

Um pêndulo consiste em um pequeno corpo pendurado em uma corda leve de comprimento fixo, com a parte superior da corda fixa, conforme representado na Figura PO5.6. O “peso” se move sem atrito, balançando igualmente alto nos dois lados. Ele se move de seu ponto de virada A até o ponto B e atinge sua velocidade máxima no ponto C .

  1. Desses pontos, há algum onde o “peso” tem aceleração radial não zero e tangencial zero? Se sim, qual? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?
  2. Desses pontos, há algum onde o peso tem aceleração tangencial não zero e radial zero? Se houver, que ponto é este? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?
  3. Há algum ponto onde o peso não tem aceleração? Se houver, que ponto é este?
  4. Há algum ponto onde o peso tem aceleração radial e aceleração tangencial não zero? Se sim, qual é este ponto? Qual é a direção de sua aceleração total neste ponto?

Passo 1

E aiii gente, tudo bom com vocês?

Vamos fazer uma questãozinha aqui?

Vem comigo e bora!

Letra a:

Sim, ponto C. A aceleração total aqui é a aceleração centrípeta, direto para cima.

Passo 2

Letra b:

Sim, ponto A. A velocidade em A é zero onde o pêndulo está invertendo a direção. A aceleração total aqui é a aceleração tangencial, para a direita e para baixo perpendicular ao cordão.

Passo 3

Letra c:

Não.

Passo 4

Letra d:

Sim, ponto B. A aceleração total aqui é para a direita e para baixo ou para cima dependendo se a magnitude da aceleração centrípeta é menor ou maior que a magnitude da aceleração tangencial.

Resposta

  1. Sim, ponto C. A aceleração total aqui é a aceleração centrípeta, direto para cima.
  2. Sim, ponto A. A velocidade em A é zero onde o pêndulo está invertendo a direção. A aceleração total aqui é a aceleração tangencial, para a direita e para baixo perpendicular ao cordão.
  3. Não.
  4. Sim, ponto B. A aceleração total aqui é para a direita e para baixo ou para cima dependendo se a magnitude da aceleração centrípeta é menor ou maior que a magnitude da aceleração tangencial.
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Em um parque de diversões, você está sentado em um banco de um compartimento que gira com rapidez constante em um círculo vertical de 5,0 m de raio. O brinquedo é planejado de forma que sua cabeça est
Três forças atuam sobre um corpo em equilíbrio estático (Figura abaixo). (a) Se F 1 ,F 2 e F 3 representam as magnitudes das forças atuantes sobre o corpo, mostre que F 1 s e n θ 23 = F 2 s e n θ 31 =
A posição de uma partícula de massa m =0,80k g como função do tempo é dada por r → = x i ^ + y j ^=Rs e n ω t i ^+Rc o s ω t j ^ onde R = 4,0 m e ω = 2 πs - 1 . (a) Mostre que a trajetória desta partí
VÁRIOS PASSOS. Você está em um parque de diversões com suas costas apoiadas contra a parede de um cilindro vertical girante. O chão se abre e você é mantido pelo atrito estático. Sua massa é de 75k g
Você está viajando em um ônibus escolar. Quando o ônibus contorna uma curva plana com velocidade constante, uma lancheira com massa de 0,500k g suspensa no teto do ônibus por um fio de 1,80m de compri