. Biomecânica. A massa de uma bola de tênis padrão é de (embora possa variar ligeiramente), e testes mostraram que a bola está em contato com a raquete por . (Esse número também pode variar, dependendo da raquete e do movimento.) Vamos considerar um tempo de contato de . A bola com o saque mais rápido que se conhece foi de “Big Bill” Tilden, em 1931, e sua velocidade foi medida em . Que impulso e que força Big Bill exerceu sobre a bola de tênis nesse saque recorde? Se o adversário de Big Bill retornasse esse saque com uma velocidade de , que força e que impulso ele teria exercido sobre a bola, considerando apenas o movimento horizontal?
Passo 1
Na teoria do livro nos é apresentadas duas equações que serão fundamentais para solução dessa questão:
e
E por que elas são fundamentais? Bom, o enunciado nos dar três informações importantes, a massa da bola, a velocidade (inicial e final) e o tempo de contato.
Com as duas primeiras informações conseguimos o descobrir a variação do momento e essa variação é igual ao impulso e sabendo o impulso e o tempo de contato da bola com a raquete iremos descobrir a força.
Ahhhh, é bom sempre frisar que o impulso, o momento e a força são vetores com componentes e , contudo como estamos interessados na direção do movimento da bola (direção ) não há a necessidade de colocar aquela setinha marota, vamos só deixar explícito que estamos trabalhando com o movimento nessa direção.
Passo 2
Usando a primeira equação para descobrir o impulso:
Onde e são as velocidades final e inicial da bola, respectivamente.
Agora que achamos o impulso podemos descobrir a força:
Ou seja:
Passo 3
Vamos fazer as mesmas contas feitas no passo 1 mas agora com algumas mudanças:
Achando o impulso:
Note que agora a velocidade inicial da bola não é zero pois ela tinha a velocidade adquirida do primeiro saque, ou seja:
Obs: não esqueça de colocar o sinal negativo em pois a velocidade está no sentindo negativo do eixo .
Agora que temos o impulso vamos finalizar a questão achando a força: