Um bloco de massa é puxado ao longo de uma superfície horizontal sem atrito por uma corda de massa , como mostra a Fig. 5-63. Uma força horizontal age sobre uma das extremidades da corda. (a) Mostre que a corda deve ficar frouxa, mesmo que imperceptivelmente. Supondo que a curvatura da corda seja desprezível, determine (b) a aceleração da corda e do bloco, (c) a força da corda sobre o bloco e (d) a tensão no ponto médio da corda.
Passo 1
Vamos iniciar fazendo um desenho da corda e isolando um pedaço de corda infinitesimal:
Além desses dois vetores representados na ilustração que deve-se a tensão na corda, temos também o peso da corda que atua vertical e para baixo. Vamos aproveitar esse raciocínio e escrever a segunda lei de Newton para a componente :
Como o objeto está acelerado somente no eixo , então:
Isolando o :
Se a corda não tivesse curvada, o seria igual a zero e, portanto, . Para isso acontecer o que é impossível, assim provamos que a corda tem uma curvatura e, portanto, está frouxa.
Passo 2
Como a única força externa no eixo que atua no sistema bloco + corda é a força , então, pela segunda lei de Newton:
Isolando o :
Passo 3
Como o bloco e a corda tem a mesma aceleração, podemos aplicar a segunda lei de Newton somente no bloco, pois a única força que atua nele no eixo é a força da corda sobre ele, assim:
Substituindo o valor da aceleração calculado no passo anterior:
Passo 4
Para determinar a tensão no ponto médio da corda faremos exatamente como no passo , porém a força externa agora é a tensão do ponto médio e a massa do sistema não será mais a massa do bloco com a massa da corda, será a massa do bloco com a massa da metade da corda. Assim:
Substituindo o valor do calculado anteriormente:
Resposta
- ;
- ;
- ;
- .