Enunciado
Física - Randall D. Knight- Ed: 2º - Capítulo 8.Exercícios e Problemas - Ex. 48
Uma bola de é presa à extremidade de um barbante de de comprimento e girada em um círculo vertical. O centro do círculo, como mostra a FIGURA , encontra-se acima do piso. A bola é girada com a mínima velocidade necessária para que atinja o topo sem que o barbante fique frouxo. Se a pessoa solta o barbante em um instante no qual a bola esteja no topo do loop, a que distância horizontal à direita a bola atingirá o solo?
Passo 1
Olá, tudo bem?
Queremos saber qual é o alcance da bola, certo? Pra isso precisamos saber o tempo de voo e a velocidade com que a bola deixa o movimento de rotação.
A velocidade da bola pode ser encontrada pela força centrípeta, e o tempo através da equação de queda livre do mruv. Mas calma, vamos fazer por partes.
Passo 2
Um instante antes de a lâmina cortar o barbante, temos a força tensora e a força gravitacional pra baixo. E a força resultante dessas duas forças é a força centrípeta:
E essa velocidade será a velocidade horizontal que a bola vai ter.
Mas o barbante é cortado, então temos que .
Os dados são:
Então é só resolver pra e substituir os valores, saca só:
Passo 3
Agora vamos achar o tempo. Da equação de queda livre temos:
A velocidade inicial vertical é zero, pois a bola é lançada horizontalmente. E a posição final é zero, pois queremos o tempo para que ela chegue ao chão. A posição inicial é , então agora é só substituir:
Passo 4
Por fim, com a velocidade e o tempo, podemos achar o alcance. O tempo em que a bola desce é o mesmo que ela se desloca horizontalmente, por isso usamos o mesmo tempo =)
Lembrando que na horizontal não temos aceleração, então o alcance é determinado por mru:
Beleza?
Espero ter ajudado!
Vamos pra próxima?