Enunciado

Um astronauta é posto em rotação em uma centrífuga horizontal com um raio de 5,0   m   . (a) Qual é a velocidade escalar do astronauta se a aceleração centrípeta tem um módulo de 7,0   g   ? (b) Quantas revoluções por minuto são necessárias para produzir essa aceleração? (c) Qual é o período do movimento?

Passo 1

Então galerinha bonita, nós sabemos que a aceleração centrípeta é dada por:

v 2 r = a

Logo:

v =   r a

v = 5   m 7,0 9,8   m/s²

v = 19   m/s

Passo 2

O tempo necessário para completar uma revolução (o período) é dado como:

T   = 2 π r v

T =   1,7   s

Assim, em um minuto ( t   =   60   s ), o astronauta completa:

t T = 60   s 1,7   s = 35   revoluções  

Portanto, é necessária uma velocidade de 35   rev/min para produzir uma aceleração centrípeta de 7 g em uma centrífuga com 5,0   m de raio.

Resposta

  1. v = 19   m/s
  2. 35   rev/min
  3. T =   1,7   s

Tranquilo galera??? Bora resolver mais questões como essa

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Satélites de comunicação são colocados em orbitas circulares onde permanecem diretamente acima de um dado ponto do equador enquanto a Terra gira. Tais orbitas são chamadas de orbitas geoestacionária.
A turbina de um gerador elétrico gira a 3600r p m . O atrito é tão pequeno que leva 10m i n para a turbina parar de girar após o motor ser desligado. Quantas revoluções ele realiza até parar?
Nos Problemas de 74 a 76 são fornecidas algumas equações que devem ser usadas para resolver um problema. Para cada um deles, você devea. Escrever um problema realista para o qual estas equações sejam
Se você pisar com forçano freio de seu carro, as rodas pararão de girar (i.e., elas ficam “travadas”) depois de 1,0 revolução. Com a mesma aceleração constante, quantas revoluções as rodas completaria
Uma roda está girando inicialmente a 60r p m quando passa a experimentar uma aceleração angular representada na FIGURA P4.69. Qual é a velocidade angular da roda, em rpm em t = 3,0s ?