Uma bola maciça e uniforme, com de massa e de raio, é colocada sobre uma superfície horizontal. Uma força é aplicada sobre a bola, horizontalmente e cm acima da superfície. Durante o impacto, a força cresce linearmente de até , em , e depois ela decresce linearmente até em . (a) Qual é a rapidez da bola imediatamente após o impacto? (b) Qual é a rapidez angular da bola após o impacto? (c) Qual é a rapidez da bola quando ela começa a rolar sem deslizar? (d) Qual a distância percorrida pela bola sobre a superfície antes de começar a rolar sem deslizar? Suponha .
Passo 1
Então, meu favorecido, o que a gente tem que perceber aqui é que essa força vai dar um impulso na bola, de forma que vai fazer variar sua quantidade de movimento. Durante a aplicação da força a bola vai estar acelerando, que é a situação das letras (a) e (b), e depois que a força para de atuar, a bola vai girar sem deslizar, e aí podemos usar aquela relação da velocidade escalar com velocidade angular . Vai com calma que essa questão é ENORME.
Passo 2
Para as situações (a) e (b) o diagrama de corpo livre fica assim:
- O impulso da força vai ser o responsável pela aceleração da bola. Vamos usar o teorema impulso-momento pra ver até qual velocidade a bola vai.
- Vamos analisar agora a dinâmica da rotação do corpo:
- Para acharmos a direção da força de atrito, vamos comparar a velocidade angular depois do impacto é maior, menor ou igual à velocidade angular da condição de rolamento sem deslizamento, que vale .
- A distância que a bola vai viajar pode ser calculada pela equação principal do movimento:
Como vamos achar a força média? É fácil! Em uma situação em que a variável cresce linearmente, o seu médio é realmente o valor do meio. Nesse caso, como ela cresce de até , a força média será:
Então, substituindo na fórmula, sem cair na casca de banana das unidades:
Passo 3
Como já vimos no outro ítem, .
Substituindo os valores numéricos:
Passo 4
Agora vamos ficar com a seguinte situação para os itens (c) e (d):
Vamos olhar agora para dinâmica da situação:
No eixo :
No eixo
Para a rotação:
Olhamos para o movimento agora:
Se a bola rola sem deslizar, .
Mas !
Substituindo valores, vamos achar:
E assim: