Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 9.1 - Ex. 111
Uma barra fina uniforme de , de de comprimento, pode girar livremente em torno de um eixo fixo horizontal que passa, perpendicularmente, por uma de suas extremidades. Ela é largada da horizontal. Imediatamente após a largada, qual é (a) a aceleração do centro da barra e (b) a aceleração da extremidade livre da barra? (c) Qual é a rapidez do centro de massa da barra quando ela está (momentaneamente) na vertical?
Passo 1
Bora lá, galerinha, uma questão um pouco diferente do que viemos fazendo até então. Nessa, uma barra gira em torno de um eixo, e queremos saber a aceleração em alguns momentos. Aqui eu fiz uma representação da barra:
Nós vamos ter que lembrar daquela relação , que relaciona a aceleração tangencial e a angular!
Passo 2
- Para o ponto médio da barra:
- Agora, para a ponta da barra:
- Como sabemos, na rotação, . Como o centro de massa da barra está a uma distância igual à metade da barra do ponto fixo:
Mas da segunda lei de Newton nós sabemos que:
Então,
Passo 3
Passo 4
No começo tinha energia potencial gravitacional, que vai se converter em energia cinética rotacional. Conservando a energia:
Então,
Substituindo valores: