Enunciado

Uma caixa de 1,0   c m × 1,0   c m × 1,0   c m está posicionada entre as placas de um capacitor de placas paralelas, com duas de suas faces perpendiculares a   E → . A intensidade de campo elétrico é de 1000 N/C. Qual é o fluxo elétrico resultante através da caixa?

Passo 1

Faaaaaala, galera... Tranquileba??

Para facilitar, veja essa figura do campo elétrico

Passo 2

Veja que o campo é paralelo a quatro faces da caixa, sendo assim o fluxo nestas partes igual a 0. Restando assim as faces de cima e de baixo.

Passo 3

Então, para a face de baixo, sendo o o campo entrando na caixa, então será:

ϕ a = - E A

E para a face de cima, com o campo saindo da caixa, será:

ϕ b = E A

Então que:

ϕ t o t a l = ϕ a + ϕ b = 0

Resposta

ϕ t o t a l = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

15.5E As três esferas vistas na Figura 15.14 têm diâmetro muito menor do que as distancias entre elas. Calcule a relação x / L para que a força sobre a esfera azul seja nula.
15.6E As três esferas vistas na Figura 15.15 têm diâmetro muito menor do que as distancias entre elas. Calcule a relação x / L para que a força sobre a esfera azul seja nula.
15.7E Duas esferas metálicas de mesmo raio a estão separadas uma da outra por distância r muito maior do que a . Uma esfera tem carga q 1 e a outra carga - q 2 , e elas se atraem com força de intensid
15.15E Um fio de comprimento igual a 5m está carrgeado com uma densidade uniforme de carga igual a 1,0μ C / m . Calcule o campo elétrico à distância de 2,0c m do fio em um ponto longe de suas extremid
15.12E Esboce qualitativamente as linhas de força do par de cargas mostrado na Figura 15.17.