Enunciado
Física - Física de Sears & Zemansky: Mecânica Volume 1 - 12ª Edição - Hugh D. Young e Roger A. Freedman- Ed: 12º - Capítulo 7.1 - Ex. 6
Uma caixa de massa M começa a se deslocar a partir do repouso, no topo de uma rampa sem atrito e inclinada a um ângulo acima da horizontal. Calcule sua velocidade escalar na extremidade inferior da rampa a uma distância d do ponto de partida. Faça isso de duas formas:
(a) Considere que o nível no qual a energia potencial é igual a zero situa-se na extremidade inferior da rampa, com y positivo orientado de baixo para cima.
(b) Considere o nível zero para a energia potencial no topo da rampa, com y positivo orientado de baixo para cima.
(c) Por que a força normal não foi considerada na solução?
Passo 1
Opa, temos uma caixa deslizando do topo de uma rampa. Assim:
Não temos atrito e a velocidade inicial é igual a zero. Aqui a gente deve calcular a velocidade final depois da caixa percorrer a distância .
Pra isso primeiro a gente deve considerar que na base da rampa a energia potencial é igual a zero. Ou seja, é a origem do nosso eixo como geralmente a gente considera em questões assim!
Vamos considerar que a força normal não funciona, então apenas a gravidade funciona, então dá para utilizarmos a seguinte fórmula:
O problema nos pede a velocidade escalar de duas formas. Inicialmente, será com energia potencial igual a zero na extremidade inferior. Sabendo que nessa mesma extremidade da rampa tem uma distância d no ponto de partida, então
Tendo o y positivo, então
Consequentemente, . , pois não há movimentação inicial.
Calculando...
Logo,
Passo 2
Se o nível zero para a energia potencial no topo da rampa, teremos outra configuração, onde
E,
Então,
Substituindo temos,
Igual ao item (a).
Passo 3
“Ta, mas eu não entendi foi nada. Porque a normal não foi considerada?”.
Lá nos conceitos básicos da física, sabemos que a normal é uma perpendicular ao deslocamento, certo?? Por isso mesmo, ela não contribui para o trabalho (W).
Prontinho!
Resposta
a)
b)
c) A normal não contribui para o trabalho.