Enunciado
Física - Física para Cientistas e Engenheiros - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica: Volume 1 - 6ª Edição - Mosca, Tripler- Ed: 6º - Capítulo 18.1 - Ex. 40
Um calorímetro de capacidade insignificante de calor contém 1,00 kg de água a 303 K e 50,0 g de gelo a 273 K. (a) Encontre a temperatura final T. (b) Encontre a temperatura final T se a massa de gelo for 500 g.
Passo 1
(a)Bom, como não sabemos se o gelo foi todo derretido, precisamos calcular a quantidade de calor máximo que seria cedido pela água para derreter o gelo, ou seja, a quantidade de calor liberado pela água de 303K para 273K:
Substituindo os valores numéricos:
Passo 2
E agora calculamos a energia necessária para derreter todo o gelo:
Como o calor disponível é maior do que o necessário, todo o gelo será derretido.
Passo 3
Com isso, podemos escrever a equação de conservação de energia da seguinte maneira:
O último termo corresponde à agua que ja estava no calorímetro, a temperatura dela irá diminuir ao entrar em contato com o gelo, e a da água derretida irá aumentar.
Substituindo cada Q:
E os valores numéricos de cada grandeza:
Resolvendo para
Passo 4
Na letra (b), não sabemos também se todo o gelo será derretido, se não for, a temperatura de equilíbrio será 273K, pois como o gelo não terminou de derreter, todo o calor da água no calorímetro será usado para derreter parcialmente o gelo até que ela fique a 0°C. Vamos então escrever a equação de calor latente para a nova massa de gelo:
Com isso, saberemos a energia necessária para derreter o gelo, substituindo valores numéricos:
O calor necessário é maior que o máximo disponível pela água, então a temperatura de equilíbrio será 273K.