Enunciado

3- Em um campo magnético de 1.25   T orientado verticalmente de baixo para cima, uma partícula com uma carga de módulo 8.50   μ C e que, inicialmente, se move para o norte a 4.75   k m / s é desviada para leste.

( a ) Qual é o sinal da carga dessa partícula?

( b ) Determine a força magnética que atua sobre a partícula.

Passo 1

Existe conceitos importantes que você deve entender quando se trata de partículas magnéticas, a velocidade é imposta no começo do movimento a força magnética faz com que a partícula ganhe aceleração para um outro lado portanto sofrendo um desvio para a outra direção e o conceito de cima e baixo, está fora do plano norte-sul-leste-oeste. Nos deixando com vetores na partícula da seguinte forma:

Pois a incialmente a velocidade está para o norte, o desvio que a força faz o move também para leste e o campo magnético aponta para cima. Ou representando em duas dimensões nós teremos:

E com a mão esquerda conseguimos formar com os dedos esses vetores, então a carga é positiva. Com a mão direita a velocidade apontaria para baixo (mantendo a força e o campo magnético na mesma direção, o ponto é que todos os vetores tem que estar representados na mesma direção).

Passo 2

A intensidade da força magnética será igual a:

F = q v B s i n   90 = 8.5 × 10 - 6 × 4.75 × 10 3 × 1.25 = 0.0505   N

O ângulo é de 90 ° pois v e B estão perpendiculares.

Resposta

a ) c a r g a   p o s i t i v a

b )   F m a g = 0.0505   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

O campo magnético galáctico em alguma região do espaço interestelar tem magnitude de 1,00x10 - 9T . Uma partícula de poeira interestelar tem massa de 10,00μ g e carga total de 0 , 300n C . Quantos ano
Um próton com rapidez igual a 1,00x10 6m / s entra em uma região com um campo magnético uniforme com magnitude igual a 0,800 T, que aponta para dentro da página, como mostrado na figura abaixo. O prót
Um feixe de prótons está se movendo na direção +x com rapidez de 12,4k m / s através de uma região na qual o campo elétrico é perpendicular ao campo magnético. O feixe não sofre deflexão nesta região.
Usando o Exemplo 26-6, determine o tempo necessário para que um íon N i 58 e um íon N i 60 completem a trajetória semicircular.
Um seletor de velocidades tem um campo magnético de magnitude igual a 0,28T , perpendicular a um campo elétrico de magnitude igual a 0,46M V / m . (a) Qual deve ser a rapidez de uma partícula para que