Enunciado

No circuito LC de sintonia de um receptor de rádio, a bobina tem indutância de 0,125   μ H e o capacitor tem sua capacitância variável continuamente. Para que valor C deve ser ajustado para que o receptor esteja sintonizado em 100   M H z ?

Passo 1

Fala galerinha, beleza?

Esse é um problema bem bobinho de circuitos LC. A frequência do circuito é

ω 0 = 1 L C = 2 π f

Com isso, temos que

C = 1 4 π 2 L f 2

Passo 2

Daí, é só substituir os valores:

C = 1 4 π 2 ⋅ 0,125 ⋅ 10 - 6 ⋅ 100 ⋅ 10 6 2

Fazendo as continhas, achamos

C = 20,3 ⋅ 10 - 12   F

Resposta

C = 20,3 ⋅ 10 - 12   F

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A lei das junções de Kirchhoff é considerada como uma consequência de (a) conservação de carga, (b) conservação de energia, (c) leis de Newton, (d) lei de Coulomb, (e) quantização da carga elétrica.
Uma lâmpada de 120V e 25.0W está conectada em série com uma Lâmpada de 120V é aplicada à combinação. Considere que as lâmpadas tenham resistências constantes. (a) Qual lâmpada deveria ser mais brilhan
Um laser de diodo usado para fazer uma ponteira laser é um elemento de circuito altamente não linear. Seu comportamento está descrito a seguir. Para qualquer queda de tensão sobre ele que seja menor q
Mostre por cálculo direto que a impedância de dois capacitores ligados em série é a soma das impedâncias individuais dos capacitores.
Mostre que quando duas bobinas são ligadas em série, a indutância equivalente é L = L 1 + L 2 ± L 12 e discuta a origem do duplo sinal.