Um condutor retilíneo percorrido por uma corrente i = 5,0   A se divide em dois arcos semicirculares, como mostra a figura 29-35. Qual o campo magnético no centro C da espira circular resultante?

Passo 1

Fala aí! tudo certinho? 😊

Nesse problema temos um condutor retilíneo percorrido por uma corrente i = 5,0   A se divide em dois arcos semicirculares. A partir daí queremos saber qual o campo magnético no centro C da espira circular resultante.

Parece complicado? 🤔

Para encontrarmos o campo magnético no ponto C podemos aplicar a lei de Biot-Savart ao fio. Relembrando a lei é a seguinte:

d B = μ o 4 π * i   d s   s e n θ r ²

Quando tratamos de arcos de circunferência, a equação de Biot-Savart se transforma em

B = μ o i ϕ 4 π R

onde ϕ é o ângulo central do arco em questão.

Veja só! 😁

Passo 2

Na nossa questão, ϕ = π   r a d , i = 2,5   A em cada semicirculo. Substituindo na equação, vamos calcular o campo para o semicírculo superior.

B 1 = 2,5 μ o π 4 π R = 2,5 μ o 4 R

Para determinar a orientação do campo, vamos aplicar a regra da mão direita como mostra a figura a seguir.

Vamos segurar o arco mentalmente com a mão direita, com o polegar apontando para o sentio da corrente.

Os outros dedos da sua mão indicam a orientação do campo magnética nas vizinhanças do fio. Na região do ponto C, os dedos apontam para dentro do papel.

Passo 3

Agora vamos calcular o campo para o semicirculo inferior!

B 2 = 2,5 μ o π 4 π R = 2,5 μ o 4 R

Os campos são iguais em módulo mas será que o segundo também possui a mesma orientação do primeiro? Vamos descobrir aplicando a regra da mão direita também!

Vamos segurar o arco mentalmente com a mão direita, com o polegar apontando para o sentio da corrente.

Os outros dedos da sua mão indicam a orientação do campo magnética nas vizinhanças do fio. Na região do ponto C, os dedos apontam para fora do papel.

Ou seja, como a contribuição do semicirculo superior é contrária a do círculo inferior e de mesmo módulo, o campo resultante no ponto C é igual a zero!

E aí! entendeu tudo? Responde Aí! 😉

Resposta

O campo magnético no ponto C é igual a zero.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A equação 29-4 fornece o módulo B do campo magnético criado por um fio relitíneo infinitamente longo em um ponto P situado a uma distância R do fio. Suponha que o ponto P esteja, na verdade, a uma dis
Na figura 29-43, o ponto P está a uma distância R = 2,00c m de um fio retilíneo muito longo que conduz uma corrente. O campo magnético B → ao ponto P é a soma das contribuições de elementos de corrent
Na figura 29-39, dois arcos de circunferência têm raios R 2 = 7,80c m e R 1 = 3,15c m , subtendem um ângulo θ = 180 ° , conduzem uma corrente de i = 0 , 281A e têm o mesmo centro de curvatura C. Deter
Na figura 29-41, dois fios retilíneops longos são perpendiculares ao plano do papel e estão separados por uma distância d 1 = 0,75c m . O fio 1 conduz uma corrente de 6,5A para dentro do papel. Determ
Na figura 29-48, o ponto P 1 está a uma distância R = 13,1c m do ponto médio de um fio retilíneo de comprimento L = 18,0c m que conduz uma corrente i = 58,2m A . (Observe que o fio não é longo) Qual é