A configuração eletrônica do estado fundamental S 1 / 2 2 de um átomo de lítio com três elétrons é 1s²2s. O estado excitado 1s²2p se desdobra em dois níveis muito próximos, P 3 / 2 2 e P 1 / 2 2 , em virtude da interação spin-órbita (veja o Exemplo 41.6 na Seção 41.3). Um fóton de comprimento de onda igual a 67,09761   μ m é emitido na transição P 1 / 2 2 → S 1 / 2 2 . Calcule o campo magnético efetivo que atua sobre o elétron no estado 1s²2p do átomo de lítio. Como seu resultado se compara com o obtido no Exemplo 41.6 para o nível 3p do átomo de sódio?

Passo 1

O campo magnético efetivo é aquele que dá origem à diferença observada na transição do nível de energia, que é dado pela equação:

B = ∆ E μ B = h c μ B λ 1 - λ 2 λ 1 λ 2

B = 2 π m c e λ 1 - λ 2 λ 1 λ 2

Substiruindo os valores obtemos:

B = 3,64 ⋅ 10 - 3   T

Este campo magnético é muito menor do que o do átomo de sódio.

Resposta

B = 3,64 ⋅ 10 - 3   T

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Suponha que os elétrons não tivessem spin e que o princípio de exclusão de Pauli pudesse ser aplicado. Qual dos gases nobres permaneceria nessa categoria?
Mostre que se os 63 elétrons de um átomo de európio fossem distribuídos em camadas de acordo com a ordem “natural” dos números quânticos, esse elemento seriam quimicamente semelhante ao sódio.
Encontre a combinação possível de quarks para as seguintes partículas: n - Ξ 0 Σ +
Encontre o número bariônico, carga e estranheza para as seguintes combinações de quarks: u d - u̅ d ̅ u s - u - s
Quais são as condições necessárias para que uma partícula e sua antipartícula sejam idênticas?Encontre a combinação de quarks para as partículas π 0 e Ξ 0 , e suas respectivas antipartículas.Qual dest