A diferença de potencial elétrico entre a terra e uma nuvem de tempestade é 1,2.10 9   V . Qual é o módulo da variação da energia potencial elétrica de um elétron que se desloca da nuvem para a terra? Expresse a resposta em elétrons-volts.

Passo 1

Opa, tudo certinho?

Yuri, e estarei te ajudando a resolver essa atividade. Aqui nos é pedido para calcularmos a variação da energia potencial elétrica dado que um eletron se desloca entre a nuvem e a terra.

Vamos lá, então! Essa nossa questão nos diz que um elétron sai de uma nuvem e vai para a terra. É o que acontece em um raio!

A diferença de potencial entre uma nuvem e o solo fica tão grande que isso faz com que haja uma corrente da nuvem para a terra, algo que não aconteceria normalmente já que o ar é isolante, beleza?

Um professor meu uma vez me disse: na prática a diferença entre um condutor e um isolante é facilidade que um material conduz uma corrente. Pra um material que é isolante conduzir basta botar uma voltagem eeenooorrrmeee nele! É por isso que a voltagem no raio tem que ser enorme, beleza?

Passo 2

Beeeem, depois desse papinho, vamos ver o que o enunciado nos disse que

Δ V = 1,2 ∙ 10 9 V

E a partícula que vai da nuvem até a terra é um elétron. A sua carga é

q = - 1,6 ∙ 10 - 19 C = - 1 e

Esse e é o que chamamos de carga elementar (meu caro Watson kkkk). Como você pode ver na fórmula acima esse e é igual a 1,6 × 10 - 19 C .

Passo 3

E o que o enunciado nos pede? Ele pede a variação de energia potencial. Uma coisa que eu que você grave nesse seu corazãozinho é que energia potencial elétrica não é a mesma coisa que potencial elétrico!

Então você me pergunta: “tá, qual é a diferença???”. Beeeemmm, não vou mentir pra você não. Não tem tanta diferença hahahaha. É que as vezes é mais conveniente falar de potencial e outras é mais conveniente falar de energia potencial.

A relação entre os dois é mais ou menos a relação que a força elétrica tem com o campo elétrico: não são a mesma coisa mas se relacionam ^^

Se você quiser dar uma olhada melhor o que é cada um olha lá na nossa teoria! Lá tá explicadinho passo a passo o que significa cada coisa, beleza?

O que eu tenho que te falar aqui pra resolver esse exercício é a relação entre variação de energia potencial e potencial. É essa aqui, ó!

Δ U = q Δ V

Show! Se os dois fossem a mesma coisa, não teria aquele q ali hahaha

Passo 4

Pow, então temos tudo, não é mesmo? Só que o enunciado pede a energia em uma unidade que é diferente de Joule! A unidade que o enunciado pede é a unidade chamada elétron-volt (eV).

E aí, eu vou te falaaaarrr que é bem simples! Pra ter a energia em elétron-volt a gente usa Δ U = q Δ V com as seguintes unidades

Δ U e l é t r o n - v o l t = q c a r g a   e l e m e n t a r   e ∙ V v o l t s

Então vamos lá! A nossa variação de voltagem já está em volts

Δ V = 1,2 ∙ 10 9 V

E a nossa carga em unidades de carga elementar é somente - 1 e ! Isso por que só temos um elétron!

q = - e

Se fosse 2 elétrons seria - 2 e . Se fosse 273 prótons, seria 273 prótons e assim por diante!

Então é só jogar na equação!

Δ U = q Δ V = - e 1,2 ∙ 10 9 V

Δ U = - 1,2 ∙ 10 9   e V

(Esse e V é como chamamos o elétron-volt, belezinha?)

Como o enunciado quer o módulo disso aí, é só fazer

Δ U = 1,2 ∙ 10 9   e V

E prontinho! Essa é a resposta do nosso probleminha :D

Show! Vamos pra próxima \o/

Resposta

Δ U = 1,2 ∙ 10 9   e V

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Boa parte do material dos anéis de Saturno está na forma de pequenos grãos de poeira com um raio da ordem de 10 - 6m . Os grãos se encontram em uma região onde existe um gás ionizado rarefeito e podem
A diferença de potencial elétrico entre a terra e uma nuvem de tempestade é 1,2 . 10 9V . Qual é o módulo da variação da energia potencial elétrica de um elétron que se desloca da nuvem para a terra?
Uma placa não condutora infinita possui uma densidade superficial de cargas σ = + 5,80p C / m 2 . (a) Qual é o trabalho realizado pelo campo elétrico produzido pela placa se uma partícula de carga q =
O campo elétrico em uma certa região do espaço tem componentes E y = E z = 0 e E x = 4,00N / C x . O ponto A está no eixo y, em y = 3,00 m, e o ponto B está no eixo x, em x = 4,00 m. Qual é a diferenç
Dois planos infinitos, não condutores, uniformemente carregados, são paralelos ao plano yz e posicionados em x = - 50 cm e x = + 50 cm. As densidades de cargas dos planos são - 50n C / m 2 e + 25n C /