Um dispositivo de segurança faz a lâmina de uma serra mecânica reduzir sua velocidade angular de um valor no repouso, completando revolução. Com essa mesma aceleração constante, quantas revoluções seriam necessárias para fazer a lâmina parar a partir de uma velocidade angular , sendo ?
Passo 1
Fala, galera! Beleza? Vamos resolver essa questão!
O enunciado pediu pra gente determinar o número de revoluções necessárias para fazer a lâmina parar a partir de uma velocidade angular , sendo .
Pra determinar o número de revoluções precisamos saber o valor do deslocamento total . Pra isso, nós podemos usar a equação de Torricelli para a velocidade angular:
Daí, nós sabemos quem é a velocidade angular final e a velocidade angular inicial . Mas não conhecemos o valor da aceleração angular . Pra determinar essa aceleração, vamos relacionar o deslocamento angular com a velocidade angular.
Primeiro temos , e . Então, substituindo esses valores, vamos encontrar o valor de . Depois substituímos na primeira equação para obter o valor de e dividir por para encontrar o número de revoluções.
Vamos lá!
Passo 2
Substituindo os valores do passo na nossa equação, vamos ter:
Agora com a mesma aceleração angular (que acabamos de determinar) vamos determinar , mas agora com :
Simplificando e fazendo a divisão de frações temos:
Como uma volta equivale a , temos voltas completas.
Valeu, galera! Até a próxima! 😉