85- Dois longos fios retilíneos condutores com massa específica linear λ estão suspensos por meio de cordas, de modo que eles ficam dispostos paralelamente sobre um plano horizontal e a distância entre eles é igual a d . As extremidades da direita dos fios são conectadas entre si por meio de um fio frouxo, de resistência desprezível. Um capacitor carregado (capacitância C ) é ligado ao sistema; a placa positiva do capacitor (carga inicial + Q 0 ) está conectada a extremidade da esquerda de um dos fios e a placa negativa do capacitor (carga - Q 0 ) está conectada a extremidade da esquerda do outro fio (Figura 28.66 ).

Ambas as conexões são feitas mediante fios frouxos com resistências desprezíveis. Quando a conexão é estabelecida, os fios são repelidos lateralmente pela ação das forças magnéticas repulsivas das correntes de sentidos contrários, e cada fio adquire uma velocidade inicial v 0 . Suponha que o tempo de descarga do capacitor seja desprezível em relação ao tempo do deslocamento dos fios:

( a ) Mostre que a velocidade inicial dos fios é dada por

v 0 = μ 0 Q 0 2 4 π λ R C d

Em que R é a resistência total do circuito

( b ) Que altura h cada fio atingirá depois que a conexão for estabelecida?

Passo 1

Bem, nos é dito que os fios sofrem forças de repulsão, isso é causado pela força magnética que é causada pela corrente oposta que passa sofre esses dois fios. Essa força por comprimento de fio pelos dados da questão é igual a:

F L = μ 0 I 2 2 π d

Onde a corrente de descarga em R M S de um capacitor em rápida descarga pode ser escrito como:

I = I 0 2

Então:

F L = μ 0 I 0 2 4 π d

Supondo que a tensão no circuito é de V e a resistência no circuito todo é R teremos:

F L = μ 0 4 π d   V R 2    

E a tensão é a tensão aplicada em cima do capacitor, o que nos dá Q = C V → V = Q C , então:

F L = μ 0 4 π d   Q 0 R C 2

Passo 2

Agora temos que linkar essa força magnética com a velocidade inicial e para isso temos que fazer:

F L = m a L

Onde a densidade linear ( m / L ) é igual a λ , então a aceleração desses dois fios serão iguais a:

λ a = μ 0 4 π d   Q 0 R C 2

a = μ 0 4 π λ d   Q 0 R C 2

Considerando que a aceleração é uniforme para o deslocamento desse fio (que é unicamente para a horizontal, sem influência da gravidade). Então a velocidade inicial será dada por:

v 0 = a t

Se aproximarmos o tempo para termos o valor de R M S para t = τ = R C nós teremos:

v 0 = a R V = μ 0 4 π λ d   Q 0 R C 2 R C = μ 0 Q 0 2 4 π λ R C

Por isso que ela é uma questão desafiadora, pois uma vez que o tempo de descarga é desprezível nós temos que saber aproximar certas variáveis.

Passo 3

Após dada essa velocidade inicial em cada fio, os dois fios agirão como um pêndulo, fazendo com que seja possível dizer que há a conservação da energia cinética em energia potência de forma que temos:

m v 0 2 2 = m g h

h = v 0 2 2 g = μ 0 Q 0 2 4 π λ R C 2 2 g = 1 2 g μ 0 Q 0 2 4 π λ R C 2

E é isso ai! Essa letra b nem é tão desafiadora assim como a letra a .

Resposta

b ) h = 1 2 g μ 0 Q 0 2 4 π λ R C 2  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um fio infinitamente longo e retiLíneo é dobrado, como mostrado na Figura 27-66. A porção circular tem raio de 10,0 cm e seu centro está a uma distância r da parte retilínea. Determine r para o qual o
Um disco não condutor de raio R possui uma densidade superficial uniforme de cargas iguais e gira com uma rapidez angular omega. Considere uma faixa angular de raio R, espessura de R e carga dq . Most
Dois fios estão no plano da página e conduzem correntes em sentidos opostos, como mostrado na figura 27-48. Em um ponto na metade da distância entre os fios, o campo magnético é ( a ) zero b para dent
Esboce as linhas de campo para o dipolo elétrico e para o dipolo magnético mostrados na Figura 27-47. Como a aparência das linhas de campo difere próximo ao centro de cada dipolo?
Faça um esboço das linhas de campo do campo magnético devido às correntes no par de anéis coaxiais idênticos mostrado na figura 27-49. Considere dois casos: a as correntes nos anéis têm a mesma magnit