Enunciado
Física - Tipler - Vol 2- Ed: 6º - Capítulo 27.1 - Ex. 4
Faça um esboço das linhas de campo do campo magnético devido às correntes no par de anéis coaxiais idênticos mostrado na figura 27-49. Considere dois casos:
as correntes nos anéis têm a mesma magnitude e o mesmo sentido;
as correntes nos anéis têm a mesma magnitude e sentidos contrários;
Passo 1
E aí bonit@s, vocês estão bem?
Essa questão pede para que façamos um esboço das linhas de campo magnético devido às correntes no par de anéis coaxiais em duas situações diferentes. Uma coisa que devemos nos lembrar é que para ambos os casos estaremos trabalhando com a regra da mão direita onde nossos dedos ‘abraçarão’ na direção da corrente e o dedão vai indicar o campo pra cada posição da corrente . Pois então bora direto ao ponto trabalhando primeiro no caso onde as correntes tem mesma magnitude e mesmo sentido, temos o seguinte diagrama
Começando assumindo uma direção para a corrente nas bobinas. Uma coisa que vale observar é que o campo é mais forte na região entre as bobinas coaxiais e que as linhas de campo não têm pontos iniciais nem finais como as linhas de campo elétrico. Também é importante citar que como há uma infinidade de linhas, apenas algumas poucas são representadas.
Passo 2
Trabalhando, agora, com o segundo caso onde temos uma mesma magnitude, porém, sentidos contrários para nossa corrente vamos ter o seguinte esquemático
Da mesma forma como o exercício anterior uma direção foi assumida para a corrente nas bobinas como mostrado no diagrama. Observe que as linhas de campo nunca começam ou terminam e que não se tocam ou se cruzam. Como há uma infinidade incontável de linhas, apenas algumas representativas foram mostradas. Pronto, está resolvido mais um exercício de forma bem tranquila.
Resposta