Dois nêutrons 1 e 2 aproximam-se um do outro ao longo da mesma reta, com velocidades opostas e , vistos do referencial do laboratório.
- Calcule a velocidade de 1 em relação a 2, e verifique que é sempre igual a .
- Calcule a energia total do nêutron 2 visto referencial de 1, em função da massa de repouso do nêutron.
Passo 1
- Se fossemos utilizar a relatividade de Galilei para resolver o problema, teríamos:
- A energia total será dada por:
Note que tal resultado se mostra incorreto para grandes velocidades. De fato, se então , o que é impossível pelos postulados da relatividade.
Devemos usar, portanto, a transformação de velocidades relativística:
Se definirmos , podemos escrever o resultado anterior como
Note que
o que é sempre verdadeiro! Logo, !!
Passo 2
Note que quando (ou seja, ), segue que , como deveria ser!
Resposta
- .
- .
Exercícios de Livros Relacionados
Sabendo que cada partícula contém somente uma combinação de u , d , s , u - ,d - e s - , use o método do exemplo 44.8 para deduzir o teor de quarkDe uma partícula com carga + e , número de bárion 0 e
Determine a carga elétrica, o número de bárions, a estranheza e o número quântico do charme para as seguintes combinações de quarks: u d s c u - d d d d c - Explique seu raciocínio.
O méson ϕ possui massa igual a 1019,4M e V / c 2 e a incerteza na medida da largura de sua energia é igual a 4,4M e V / c 2 . Usando o princípio da incerteza, Equação (39.13), estime a vida média do m
Estime a largura de energia (a incerteza da medida da energia) da partícula ψ sabendo que sua vida média é 7,6 × 10 - 21s . A que fração da sua energia de repouso essa largura corresponde?
Calcule a energia da reação Q (em M e V ) para a reação de nucleossíntese. C 6 12 + H e 2 4 → O 8 16 Essa reação é endoenergética ou exoenergética?