Enunciado

Dois pulsos de ondas retangulares viajam em sentidos opostos ao longo de uma corda. Em t = 0 , os dois pulsos estão como mostrado na figura. Esboce as funções de onda para t = 1,0 ; 2,0 e 3,0 s .

Passo 1

Bora lá destruir mais esse capítulo! Você vai vencer essa, guerreirinho!

Pra essa questão, a gente tem que fazer o seguinte: determinar a posição de cada onda em cada momento. Se as ondas ficarem sobrepostas, os tamanhos vão somar! Beleza então, bora lá! Eu vou considerar o ponto mais à direita da primeira onda e o ponto mais à esquerda da segunda onda pra marcar a coordenada, e o ponto mais à esquerda da figura como origem. Aí embaixo tá tudo em centímetro, ok?

Em t = 0 : x 1 = 15 e x 2 = 45

Em t = 1,0 s : x 1 = 25 e x 2 = 3 5 . Ainda não tem superposição.

Em t = 2 , 0 s : x 1 = 3 5 e x 2 = 2 5 . Mas a gente tem que pensar no tamanho todo, então aqui vai ter superposição, porque o segundo vai ficar no meio do primeiro!

Em t = 3 , 0 s : x 1 = 4 5 e x 2 = 1 5 . Agora não tem mais superposição!

Passo 2

Aí a gente desenha! Considerando as superposições no momento em que t = 2,0 s , vamos ter que somar as amplitudes naquele intervalinho de x = 25 até x = 30 . O gráfico vai ficar assim, então!

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma certa onda transversal senoidal com um comprimento de onda de 20c m está se propagando no sentido positivo ele um eixo x . A Figura mostra a velocidade transversal da partícula situada em x = 0 em
Mostre que a função y = A s e n (k x) cos (omega t) satisfaz à equação de onda.
Mostre, explicitamente, que as seguintes funções satisfazem à equação da onda ∂ 2 y ∂ x 2 = 1 v 2 ⋅ ∂ 2 y ∂ t 2 :(a) y x , t= k x + v t 3 (b) y x ,t = A e i k x - v t (c) y x ,t = ln ⁡ k x - v t
Repita o problema 1 para o caso em que o pulso da direita é invertido.