Duas cargas puntiformes de módulos e sinais desconhecidos estão separadas por uma distância d. O campo elétrico é nulo num ponto do segmento que une as cargas. O que se pode concluir sobre essas cargas.

Passo 1

Genteee, você vai gostar tanto dessa resposta que vai até me chamar pro churrasco do final de semestre, olha só, as duas cargas devem ter o mesmo sinal de carga. Isso ocorre porque o campo elétrico é uma quantidade vetorial. Se o campo elétrico apontar para longe de cada carga (se forem positivas), a resultante será zero onde elas se encontram no ponto entre elas. Alternativamente, você pode imaginar uma carga de teste positiva colocada naquele ponto e ela será repelida igualmente por ambas as cargas.

Além disso, se você souber as distâncias do ponto zero a cada carga, poderá calcular a razão entre a magnitude de uma carga e a outra .   E   =   k Q / r ² e se E 1 e E 2 forem iguais, você pode fazer uma razão igualando essas duas expressões.

Outro problema semelhante é se o ponto zero não precisa estar entre as cargas, mas pode estar em algum outro lugar da linha reta.

Resposta

Resposta nos passos

Exercícios de Livros Relacionados

Duas cargas iguais, mas de sinais opostos de módulo 2,0 ∙ 10 - 7C são mantidas a uma distância de 15cm uma da outra. (a) Quais são o módulo, a direção e o sentido de E no ponto situado a meia distânci
(a) Na Fig. 24-27, localize o ponto (ou os pontos) onde o campo elétrico resultante é nulo. (b) Esboce, qualitativamente, as linhas do campo elétrico.
Na Fig. 24-26, duas cargas puntiformes, q 1 = + 1,0 ∙ 10 - 6 Ceq 2 = + 3,0 ∙ 10 - 6 C , estão separadas por uma distância d=10cm. Faça o gráfico do campo elétrico resultante E(x) em função de x, toman
Qual o módulo, a direção e o sentido do campo elétrico no centro do quadrado da Fig. 24-31, sabendo que q = 1,0 ∙ 10 - 8 Cea = 5,0 c m ?
Duas cargas q 1 = 1,0 ∙ 10 - 8eq 2 = - 4,0 q 1 estão fixas a uma distância de 50cm uma da outra. Determine, ao longo da linha reta que passa pelas duas cargas, o ponto onde o campo elétrico é zero.