Um dublê de cinema (massa 80,0 kg) está em pé sobre a borda de uma janela situada a 5,0 m acima do piso (Figura 8.44). Segurando uma corda amarrada a um candelabro, ele oscila para baixo para atingir o vilão do filme (massa 70,0 kg), que está em pé diretamente abaixo do candelabro. (Suponha que o centro de massa do dublê se mova para baixo 5,0 m. Ele larga a corda no instante em que atinge o vilão.) a) Com que velocidade os dois adversários engalfinhados começam a deslizar ao longo do piso? b) Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre seus corpos e o piso é dado por , até que distância eles deslizam ao longo do piso?
Passo 1
Vamos aplicar a conservação do momento à colisão entre as duas pessoas. E também, aplicar a conservação de energia para o movimento do dublê antes da colisão e para as pessoas entrelaçadas após a colisão.
Para o movimento do dublê, .
Seja a magnitude de sua velocidade horizontal apenas antes da colisão. Seja a velocidade das pessoas entrelaçadas logo após a colisão. Seja a distância que eles deslizam pelo chão.
Passo 2
- Movimento antes da colisão:
- Movimento após a colisão:
Temos que:
E
Isso implica que:
Na colisão:
Isso implica que:
Passo 3
Nos dá que:
Isso implica que:
A energia mecânica é dissipada na colisão inelástica, de modo que a energia cinética logo após a colisão é menor que a energia potencial inicial do dublê.
Resposta
- e