Elvis Presley tem sido supostamente visto inúmeras vezes, depois de morto, em 16 de agosto de 1977. Segue uma tabela de qual deveria ser o peso de Elvis se ele também tivesse sido visto nas superfícies de outros objetos de nosso sistema solar. Use a tabela para determinar: (a) a massa de Elvis na Terra, (b) a massa de Elvis em Plutão e (c) a aceleração de queda livre em Marte. (d) Compare a aceleração de queda livre em Plutão com a aceleração de queda livre na Lua.
Passo 1
Oi pessoal, tudo bem? Vamos analisar essa questão.
Bom, sabemos que a massa pode ser dada pela razão entre o peso do corpo e a aceleração da gravidade. Como queremos a massa de Elvis na Terra, usaremos o seu peso na Terra. Temos que:
Passo 2
No item (b), queremos a massa de Elvis em Plutão. ALERTA DE PEGADINHA. Pensa comigo, a massa do corpo sempre vai ser a mesma, o que vai mudar é seu peso devido a aceleração da gravidade de onde ele estiver. Portanto a massa de Elvis em Plutão é
Passo 3
No item (c), nos é pedida a aceleração de queda livre em Marte. Sabemos que a aceleração de queda livre é a aceleração da gravidade, logo:
Passo 4
O item (d) nos pede a comparação entre a aceleração de queda livre de plutão e da lua. Temos que:
Dividindo as equações, temos: