Enunciado

A energia pode ser transferida ao longo de uma corda por movimento ondulatório. Todavia, em uma onda estacionária em uma corda, nenhuma energia pode ser transferida além de um nó. Por que não?

Passo 1

E aí meus amores nessa questãozinha “Pegue o que puder, sem nada a devolver” okay?

Para resolvermos este problema vamos utilizar do nosso conhecimento sobre modos normais de uma corda, descrito na seção 15.8 deste capítulo.

As ondas propagadas em cordas são as responsáveis por gerar sons, essas cordas são utilizadas em instrumentos musicais.

Onde poderemos ver que essas ondas transportam energia, apresentando uma potência.

Passo 2

A energia de uma onda estacionária não é transmitida após chegar um nó, devido a este nó não possuir movimento e, portanto, não há transferência de energia entre as moléculas após o nó.

Sendo por esse motivo as ondas são chamadas de ondas estacionárias.

Depois dessa questão, “Ninguém se mexe” Meu cérebro caiu.”

Haha bora pra proximaaaa

Resposta

Resposta nos passos.

Exercícios de Livros Relacionados

Quais são os tipos de energia associados às ondas que se propagam em uma corda esticada? Como esses tipos de energia podem ser detectados experimentalmente?
Um pescador observa que seu barco está se movendo para cima e para baixo periodicamente, em razão das ondas na superfície da água. Passam-se 2,5 s para que o barco vá do seu ponto mais alto para o mai
(a) Comprimentos de onda audíveis. A faixa de frequências audíveis vai de cerca de 20H z a 20.000H z . Qual é a faixa de comprimentos de onda do som audível no ar? (b) Luz visível. A faixa de luz visí
Quais das seguintes funções satisfazem a função de onda dada pela Equação 15.12? ( a )y ( x ,t )=Ac o s ( k x+ ω t ) ;( b )y ( x ,t )=As e n ( k x+ ω t ) ;( c )y ( x ,t )=A ( c o sk x+c o sω t ) ; (d)
Uma onda de água deslocando-se em linha reta em um lago é descrita pela equação y x ,t = 2,75c m cos ⁡ 0,410r a d / c mx+6,20r a d / st onde y é o deslocamento perpendicular à superfície plana do lago