As energias cinéticas translacionais das moléculas de um gás são distribuídas de acordo com a distribuição de energia de Maxwell-Boltzmann, Equação 17-38.
(a) Determine o valor mais provável da energia cinética translacional (em termos de temperatura ) e compare esse valor com o valor médio.
(b) Esboce um gráfico da distribuição de energia cinética translacional e identifique a energia mais provável e a energia média. (Não se preocupe em calibrar a escala vertical do gráfico.)
(c) Seu professor diz: ″ Basta olhar para o gráfico para ver que a energia cinética translacional média é consideravelmente maior que a mais provável energia cinética translacional. ″ Quais características do gráfico sustentam sua afirmação?
Passo 1
a) Esse problema é bem largo, então vamos sem enrolação galera! Podemos definir a derivada de em relação a igual a zero, a fim de determinar o valor mais provável da energia cinética das moléculas de gás. A função de distribuição de energia Maxwell-Boltzmann é:
Diferenciando esta expressão em relação a E para obter:
Passo 2
Agora a gente deriva e iguala a 0 para achar os picos:
Resolvendo para :
Portanto, a energia média das moleculas é dada por:
Fazendo uma relação:
Passo 3
b) O gráfico a seguir da distribuição de energia foi plotado usando um programa de planilha. Observe que foi definido como e que, conforme previsto em nosso resultado em (a), o valor de pico ocorre para .
c) O gráfico aumenta de zero para o pico muito mais rapidamente do que cai à direita do pico. Como a distribuição é tão fortemente inclinada à direita do pico, as moléculas externas com energias relativamente altas puxam a média () para a direita do valor mais provável ().
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)