Um esmeril de 50,0 kg é um disco sólido de diâmetro igual a 0,520 m. Você comprime um machado sobre a periferia com uma força normal de 160 N (Figura 10.43). O coeficiente de atrito cinético entre a lâmina e a pedra do esmeril é igual a 0,60, e existe um torque do atrito constante igual a entre o eixo do esmeril e seus mancais.
a) Ache a força que deve ser aplicada tangencialmente à extremidade do eixo da manivela de 0,500 m de comprimento para acelerar a roda do esmeril desde zero até 120 rev/min em 9,0 s. b) Depois que o esmeril atinge a velocidade de 120 rev/min, qual é a força tangencial que deve ser aplicada à extremidade da manivela para manter a velocidade angular constante de 120 rev/min?
c) Quanto tempo o esmeril levaria para reduzir sua velocidade angular de 120 rev/min até zero quando a única força atuante for apenas a força de atrito nos mancais?
Passo 1
Letra a)
Vamos aplicar para o movimento do esmeril. Como existe uma rotação, consideraremos que é positivo e que produz um torque , onde (força de atrito).
Precisaremos da aceleração angular (, que radianos equivale a , pois
Lembrando que, .
O momento de inércia será , portanto
temos esse valor de R=0,26 m porque o diâmetro é 0,520 m.
Passo 2
Aplicando a fórmula do torque,
Este torque deve ser a soma da força aplicada FR e dos torques de atrito opostos.
Passo 3
Letra b)
Para manter a velocidade angular constante,
Passo 4
Letra c)
Como a única força atuante é a de atrito, utilizaremos somente o torque. Assim, o tempo necessário, será
Resposta
(a) .
(b)
(c).