Um estudante escreveu: “A única razão pela qual a maçã cai no sentido da Terra em vez de a Terra subir no sentido da maçã é que a massa da Terra é muito maior que a massa da maçã e, portanto, ela exerce uma atração muito maior”. Por favor, comente.
Passo 1
Faaaaala meu povo, bora iniciar mais um livrinho com a gente!
Se liga que essa questãozinha nos pede para analisar a afirmação do nosso querido estudante.
“A única razão pela qual a maçã cai no sentido da Terra em vez de a Terra subir no sentido da maçã é que a massa da Terra é muito maior que a massa da maçã e, portanto, ela exerce uma atração muito maior”
Bem galera, embora o aluno esteja correto ao dizer que a Terra é muito mais massiva do que uma maçã, tem dois pontos a qual o estudante comete um equívoco na sua afirmação.
Primeiro ponto:
O primeiro erro está na afirmação "a terra... exerce uma atração muito maior". Isso não está correto.
Sabemos que as forças gravitacionais atuam ao longo de uma linha imaginária que conecta diretamente os objetos como se fossem partículas com toda a sua massa concentrada em seu centro, essas forças fazem um par de ação e reação e ambas sempre têm magnitudes iguais.
Segundo ponto:
O segundo erro está na afirmação "a única razão pela qual uma maçã cai... é porque a Terra é mais massiva". Isso também não está correto.
Sabemos que os objetos que exercem influência gravitacional um sobre o outro (a maçã e a terra, neste caso) exercem uma sobre a outra força igual em magnitude. Quanto maior a diferença de massa entre a maçã e a Terra, maior a diferença de aceleração de ambos os objetos.
Tudo certinho, até a próxima então!