3. Se o evento A ocorre em uma localização diferente do evento B em dado referencial, é possível existir um segundo referencial no qual eles ocorrem na mesma localização? Caso afirmativo, dê um exemplo. Caso negativo, explique o porquê:

Passo 1

Vamos resolver esse problema inicialmente supondo que a resposta seja sim!

Mas calma aew! Só foi feita uma suposição! O que temos que fazer é tentar encontrar uma situação que indique que o “Sim !” é a resposta correta. Se não, vamos ter que apelar pro “Não” e ver se tem algum exemplo que o satisfaça:

Bora lá!

Vamos considerar o sistema de referência inicial como 1 . Em 1 , seja L a distância entre os eventos, e T o tempo entre o eventos. Agora, deixemos uma direção, por exemplo + x ser a direção do evento B em relação ao evento A. Daí, acompanhe o raciocínio! O que temos que fazer em seguida é achar a velocidade pretendida v , dada por   L / T . Se L / T for menor que a velocidade da luz c , logo podemos considerar sim, que os dois eventos possam estar em um outro sistema de referência, 2, que também se move na velocidade v = L / T     na direção + x . Nesse referencial, ambos os eventos ocorrem no mesmo local.

Ihh! Olha lá! Encontramos um exemplo que satisfaça a nossa resposta. Mas tem um porém. Ele só é válido se a distância entre os eventos, dividida pelo intervalo de tempo em que ocorrem resultar em um valor menor do que a velocidade da luz c .

Resposta

Sim. É possível que eles possam existir em outro referencial.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados