6. Dois observadores inerciais estão em movimento relativo. Sob quais circunstância eles podem concordar sobre a simultaneidade de dois eventos diferentes?
Passo 1
Bom! Para tentar resolver essa questão, vamos imaginar um exemplo que satisfação a condição de simultaneidade dos dois eventos:
Vamos nos referir a dois eventos quaisquer, como evento A e evento B. Suponha que no sistema de referência do primeiro observador haja um relógio estacionário no local de cada evento, com o relógio A no local do evento A e o relógio B no local do evento B e que os dois relógios estejam sincronizados. Como os dois eventos são simultâneos nesse referencial, as leituras dos dois relógios na hora em que os eventos ocorrem é a mesma. Além disso, o evento A, a leitura do relógio A e a hora do evento A é uma coincidência no espaço-tempo; portanto, todos os observadores devem concordar com o que esse relógio está lendo. Da mesma maneira, o evento B e a leitura do relógio B no momento do evento B, são uma coincidência no espaço-tempo. Se o observador B estiver se movendo paralelamente ao linha que une os dois relógios, as leituras dos relógios diferirão em no sistema de referência de B, onde é a distância entre os relógios na posição de referência do observador A. Isso significa que o observador B concordará que nos dois relógios, as leituras nos horários dos eventos são as mesmas, mas não concorda que os eventos ocorreram ao mesmo tempo, a menos que o valor de seja igual a zero.
Resposta
A circunstância exigida, para o caso acima é que a distância entre os relógios que medem o horário dos eventos seja igual a zero.