Enunciado

8. Verdadeiro ou Falso:

(a) A rapidez da luz é a mesma em todos os referenciais

(b) O intervalo próprio de tempo é o menor intervalo de tempo entre dois eventos

(c) O movimento absoluto pode ser determinado por meio da contração do movimento

(d) O ano-luz é uma unidade de distância.

(e) Para que dois eventos formem uma coincidência espaço-temporal, eles devem ocorrer no mesmo lugar.

(f) Se dois eventos não são simultâneos em um referencial, então eles não podem ser simultâneos em nenhum outro referencial

Passo 1

Oláaaa, querido! Cê tá bem?

Então, a ideia aqui é dizer se essas afirmações são verdadeiras ou falsas. Vamos analisar cada item.

(a) Então, aqui ele diz a rapidez da luz é a mesma em todos os referenciais.

Cara, vamos pensar na consequência do postulado 2 da Relatividade Especial. O postulado diz que a rapidez da luz no vácuo é independente da rapidez da fonte.

E a consequência dele é o princípio da Constância da Rapidez da Luz. E o que esse princípio diz?

Ele diz que a rapidez da luz é a mesma em qualquer referencial inercial. Ou seja, para que a rapidez da luz seja a mesma para todos os referenciais, esses referenciais precisam ser inerciais, ou seja, estarem com rapidez constante.

Mas se o referencial não for inercial, a gente não pode aplicar esse princípio. Logo, a gente não pode afirmar que a rapidez da luz é a mesma em todos os referenciais.

Assim essa é falsa.

Passo 2

(b) Verdadeiro. O tempo entre eventos que acontecem no mesmo local em um sistema de referência é chamado de intervalo próprio de tempo T 0 e o intervalo de tempo T   medido em qualquer outro referencial (onde os eventos não ocorrem no mesmo lugar) é sempre maior que T 0 .

Passo 3

(c) Falso. Por que?

Bem, um movimento absoluto é determinado porque ele é relativo a um referencial em repouso. Maaas, de acordo com a teoria relativística, não dá para detectar com toda a certeza que um dado referencial inercial está em repouso ou apenas em movimento com velocidade constante não nula.

E se a gente não consegue confirmar que um dado referencial está em repouso, não dá para afirma que o movimento analisado é absoluto, por isso a gente diz que ele é um movimento ideal apenas, e que na realidade, o movimento absoluto não pode ser detectado.

Passo 4

(d) Cara, cê já ouviu que tal planeta está a anos-luz da Terra. Eles estão dizendo a distância entre o esse planeta e a Terra.

Isso porque o ano-luz é a distância que a luz percorre durante o intervalo de tempo de um ano, que é aproximadamente igual a 9,461 ∙ 10 15   m .

Então essa é verdadeira.

Passo 5

(e) Verdadeiro. Essa é a definição de coincidência espaço-tempo, quando dois eventos ocorrem no mesmo lugar e ao mesmo tempo.

Passo 6

(f) Falso. O fato de dois eventos não serem simultâneos (não acontecem ao mesmo tempo) em um referencial, na verdade nada nos diz sobre sua simultaneidade em nenhum outro referencial.

Resposta

As letras (b), (d) e (e) são verdadeiras, e as letras (a), (c) e (f) são falsas.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

24. Lembre-se que a meia-vida é o tempo que leva para qualquer quantidade de partículas instáveis decair à metade de seu número inicial. A meia-vida própria de uma espécie de partículas subatômicas ca
22. A vida média de um feixe de partículas subatômicas chamadas de píons (Veja o problema 16 para detalhes sobre estas partículas), viajando com grande rapidez, é medida como 7,5 × 10 - 8s . Sabe-se q
21. Uma nave espacial viaja da Terra para uma estrela distante 95 anos-luz, com uma rapidez de 2,2× 10 8m / s . Quanto tempo a nave leva para chegar à estrela:(a) conforme medido na Terra?(b) conforme
25. Seu amigo, que tem a sua idade viaja para Alfa de Centauro, a 4 anos-luz de distância, e retorna imediatamente. Ele alega que a viagem completa durou apenas 6,0 anos. Qual foi sua rapidez? Ignore
27. Jatos supersônicos tem rapidez máxima de cerca 3,00 × 10 - 6 c .(a) Qual o percentual da contração do comprimento sofrida por um jato viajando com esta rapidez?(b) Durante um tempo de exatamente u