Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 3 - Eletromagnetismo - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 21.5 - Ex. 32
Na Fig. 21-28, as partículas e são mantidas fixas no eixo , separadas por uma distância . As cargas das partículas são e . A partícula , de carga , colocada no eixo , entre as partículas e , é submetida a uma força eletrostática total (a) Em que posição deve ser colocada a partícula para que o módulo de , seja mínimo? (b) Qual é o valor do módulo de nessa situação?
Passo 1
Fala aí, pessoal! 😉
Nesse problema temos um sistema com duas partículas fixas no eixo a uma distancia de uma da outra onde e . É adicionada uma terceira partícula de carga , colocada no eixo , entre as partículas e , é submetida a uma força eletrostática total . E a partir daí nosso objetivo é calcular a posição que a terceira partícula deve ficar para que o módulo de , seja mínimo.
Parece dificil? 🤔
Vamos começar encontrando a posição dessas cargas para que o módulo da força elétrica seja mínimo, e como encontrar numa função um ponto de mínimo?
Fazendo derivada e igualando a derivada a zero! Após isso substituíremos essa posição na equação e encontraremos a força, beleza?
Veja só! 😬
Passo 2
Vamos aqui organizar então como a equação é e como ela vai ficar em função de :
Onde é a distância variável que queremos encontrar que para o módulo da força total seja mínimo, e por isso aplicaremos derivadas aqui mas antes vamos jogar para fora as constantes:
Repara que para a carga , a força estará sempre apontando para a direita, pois com a carga que também é positiva terá uma força de repulsão e com a carga que é negativa, terá uma força de atração.
Colocando em evidência temos:
Agora é focar em derivar a parte de dentro, pois a de fora é constante.
Um macete legal é você botar os números em cima e trocar o sinal do expoente:
Derivando isso aí em termos de , teremos:
Se liga, que na derivada foi preciso aplicar a regra da cadeia quando derivamos o termo , por isso apareceu aquele na expressão acima.
Arrumando as coisas:
Tranquilo até aqui? 😁
Passo 3
Agora podemos voltar pra expressão com as constantes e igualar a derivada a zero.
Ok, chegamos aqui numa situação que não é a das mais fáceis, podemos dividir os dois lados pelas constantes e chegar na expressão:
Vamos separar os lados e multiplicar cruzado e teremos:
Agora é só tirar a raiz cubica dessa galera:
Legal, né? 😉
Passo 4
Substituindo na expressão da força encontrada anteriormente, a gente tem:
Resultando em
E aí! entendeu tudo? Resoponde Aí! 😎
Resposta
a)
b)