Enunciado
Física - Fundamentos de Física Volume 3 - Eletromagnetismo - 8ª Edição - David Halliday, Jearl Walker e Robert Resnick- Ed: 8º - Capítulo 25.6 - Ex. 50
A Fig. 25-49 mostra um capacitor de placas paralelas com uma área das placas e uma distância entre as placas . O lado esquerdo do espaço entre as placas é preenchido por um material de constante dielétrica ; a parte superior do lado direito é preenchida por um material de constante dielétrica e a parte inferior do lado direito é preenchida por um material de constante dielétrica . Qual é a capacitância?
Passo 1
Fala aí! Tudo certinho? Vamos juntar o que fizemos nas questões 48 e 49 desse capítulo. Para descobrir a capacitância desse capacitor dado pela Fig. 25-49.
Nesse problema temos um capacitor cujos dielétricos entre as placas são diferentes e nosso objetivo é determinar a capacitância total do capacitor.
Tem ideia de como fazemos isso? 🤔
Para resolver esse problema vamos separar cada dielétrico em um capacitor e depois fazer a associação de capacitores...
Veja só! 😉
Passo 2
Em primeiro lugar, vamos calcular o lado direito. Temos um capacitor formado por dois dielétricos, e , colocados um em cima do outro. Para isso, vamos lembrar que nessa configuração eles agem como dois capacitores colocados em série, com distância e área . A capacitância de cada um é dada por:
Portanto a capacitância equivalente é
Utilizando a formula para a capacitância de capacitores de placas paralelas:
Tranquilo até aqui? 😎
Passo 3
Para calcular a capacitância do capacitor com constante dielétrica , área e distância :
Dessa forma, para calcular a capacitância total, devemos notar que o dielétrico 1 esta posto de forma que podemos considerar que ele esta formando um capacitor em paralelo com os dielétricos 2 e 3, portanto:
E aí! O que achou? Responde Aí! 😉