Na Fig. 30-63, R = 15   Ω , L = 5,0   H , a força eletromotriz da fonte ideal é ε = 10   V e o fusível do ramo superior é um fusível ideal de 3,0   A . A resistência do fusível é zero enquanto a corrente que o atravessa permanece abaixo de 3,0   A . Quando atinge o valor de 3,0   A , o fusível “queima” e passa a apresentar uma resistência infinita. A chave S é fechada no instante t = 0 . (a) Em que instante o fusível queima? (b) Faça um gráfico da corrente i no indutor em função do tempo e assinale o instante em que o fusível queima.

Passo 1

Note que este problema não retrata um circuito R L em série. Assim, não vale a equação

i = ε R 1 - e - t τ

Precisamos achar uma alternativa para resolver o problema.

Como o fusível tem resistência nula antes de queimar, toda a corrente escolher passar por ele e não haverá corrente passando pelo resistor. Assim, pela lei das malhas:

ε = L d i d t

Portanto,

d i = ε L d t ⇒ i = ε L t

Assim,

t = L i ε

Passo 2

No instante em que o fusível queima, i = 3,0   A :

t = 5,0   H ⋅ 3,0   A 10   V

Portanto,

t = 1,5   s

Passo 3

Fazendo um gráfico da corrente em função do tempo:

Resposta

t = 1,5   s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um indutor de 1,50m H em um circuito L C oscilante armazena uma energia máxima de 10,0μ J . Qual é a corrente máxima?
Um gerador de frequência ajustável é ligado em série com um indutor L = 2,50m H e um capacitor C = 3,00μ F . Para que frequência o gerador uma corrente com a maior amplitude possível no circuito?
A força eletromotriz da fonte do circuito da Fig. 30-16 varia com o tempo de tal forma que a corrente é dada por i t = 3,0 + 5,0 t , onde i está em ampères e t em segundos. Suponha que R = 4,0Ω e L =
Na Fig. 30-66, o indutor tem 25 espiras e a fonte ideal tem uma força eletromotriz de 16V . A Fig. 30-67 mostra o fluxo magnético Φ nas espiras do indutor em função da corrente i . A escala do eixo ve