A Fig. 38-12 mostra que, por causa do princípio da indeterminação de Heisenber, não é possível atribuir uma coordenada x à posição de um elétron livre que esteja se movendo com uma velocidade conhecida v ao longo do eixo x . (a) É possível atribuir uma coordenada y ou z ao elétron? (Sugestão: as componentes y e z do momento do elétron são nulas.) (b) Descreva a extensão da onda de matéria em três dimensões.

Passo 1

No item (a) temos uma situação em que os momentos nas direções y e z são nulos:

p y = p z = 0

Assim, nós conhecemos essas componentes do momento com exatidão, de modo que

Δ p y = Δ p z = 0

Portanto, pelo princípio da indeterminação, as incertezas das coordenadas y e z deveriam ser infinitas, de modo que não é possível atribuir uma coordenada y ou z ao elétron.

Passo 2

Para o item (b), note que a função de onda depende apenas de x e se estende tanto para x → ∞ como para x → - ∞ . Assim, a onda se estende para todo o espaço!

Resposta

Não.

Todo espaço.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

56. Incertezas em espectros atômicos. Um certo átomo possui um nível de energia 2,58e V acima do nível fundamental. Uma vez excitado até esse nível, o átomo permanece nesse nível durante 1,64 ⋅ 10 - 7
Usando a integral do problema 39.68 , determine a função de onda ψ ( x ) para uma função B ( k ) dada por: 0 e k 0 . Portando, ψ ( x ) representa uma partícula com uma função de onda médio k 0 / 2 , c
Demonstre que [Â , hat B hat C] = [Â , hat B] hat C + hat B [Â , hat C] Â Â Â
Calcule [(del)/(del x) , hat x^n] para n inteiro.
Use a relação do Problema 1 para calcular x ^ , ∂ 2 ∂ x 2 , a partir de x ^ , ∂ ∂ x .