Um fio linear de de comprimento é paralelo ao eixo z e conduz uma corrente de na direção +z. A força neste fio devida à presença de um campo magnético é . Se este fio é girado até ficar paralelo ao eixo x com a corrente na direção +x, a força no fio torna-se . Determine .
Passo 1
Yo necessito de comida y carino, VAMOS PARA MAIS UMA? Simbora, siga-me que vai dar tudo certo. Primeiramente, vamos analisar a questão.
Bem, podemos usar as informações dadas pela primeira e segunda sentença da questão para obter uma expressão contendo os componentes do campo magnético . Usando a informação dada pela primeira e terceira sentença podemos montar uma segunda expressão nesses componentes que podemos resolver para os componentes de . (OLHA A PEDRA BB)
Dito isto, usaremos as seguintes equações:
(1)
(2)
AGORA, vamos para os cálculos hehehe.
Passo 2
Vamos começar expressando em termos de :
Igualando os componentes da expressão de com aqueles dados na segunda sentença da equação, temos que:
A partir disso:
Chegamos à conclusão que e , agora pra determinamos basta resolver a equação da força magnética quando o fio sofre rotação, de modo que o fluxo da corrente fique na direção positiva de x:
Igualando os componentes da expressão de com aqueles dados na terceira sentença do problema, obtemos:
Com isso:
Chegamos à conclusão que e , agora temos todos os componentes do campo magnético, podemos substituí-los na equação 1, de forma que:
PRONTINHO, Bons estudos, fica bem!